Folha de S. Paulo


Paulinho se despede do Corinthians, chora e promete voltar

Na despedida do Corinthians, na tarde desta segunda-feira, Paulinho chorou e prometeu voltar. Ele viaja até o final da semana para Londres, onde fará exames médicos e assinará contrato com o Tottenham, da Inglaterra.

"É difícil de falar de um momento como esse. Mas tenho certeza de que foram três anos maravilhosos na minha carreira. Anos de conquistas. Anos de trabalho, com pessoas corretas e coerentes que sempre me ajudaram. Até logo, daqui a pouco eu volto", disse o volante durante entrevista, no centro de treinamento Joaquim Grava, no Parque Ecológico (zona leste de São Paulo).

A transferência de Paulinho foi acertada em meio à Copa das Confederações, da qual ele foi campeão com a seleção brasileira no domingo. Os R$ 59 milhões a serem pagos serão divididos em duas parcelas, uma neste ano e a outra em 2014.

Ale Cabral/Futura Press/Folhapress
Paulinho chora durante entrevista coletiva no Corinthians
Paulinho chora durante entrevista coletiva no Corinthians

Metade do valor cabe ao Corinthians, que tinha 50% dos direitos econômicos do volante. O restante vai para o Audax, recém-promovido à elite do futebol paulista.

"Passei por coisas, muito mais boas do que ruins. Um dia eu volto, seja daqui a cinco, seis ou sete anos. As conquistas individuais são em função desse clube. E o Corinthians vai estar em meu coração para o resto da vida", declarou Paulinho.

O jogador não participará dos jogos contra o São Paulo, pela final da Recopa Sul-Americana. Mas afirmou que estará nas arquibancadas do Pacaembu para a segunda partida. Ele agradeceu desde a comissão técnica à torcida.

"O Tite e a comissão me deram a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Vou chegar muito longe ainda. E a torcida do Corinthians é a melhor do mundo", disse.

Contratado do Bragantino após o Paulista de 2010, Paulinho ganhou espaço aos poucos e virou uma das estrelas corintianas ao fazer gols em jogos decisivos e ser fundamental no esquema do técnico Tite.

Ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 2011, a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012 e o Campeonato Paulista deste ano.

Em 167 partidas pelo clube, fez 34 gols.

Antes mesmo de virar titular absoluto na seleção brasileira, Paulinho já havia despertado interesse de outros clubes europeus, como a Inter de Milão, que chegou a fazer uma proposta que foi recusada pelo jogador.

Foi antes de um jogo do Corinthians que Paulinho se reencontrou com o pai depois de 12 anos. Já em campo, o atleta foi surpreendido com a presença do pai que estava na arquibancada do estádio dos Aflitos para vê-lo enfrentar o Náutico, em outubro de 2012.

Os dois se cumprimentaram através das grades, rodeados por microfones de repórteres.

O pai de Paulinho foi embora de casa durante a infância do jogador, que então seria criado pela mãe e pelo futuro padrasto, quem sempre chamou de pai.

Com a Lancepress


Endereço da página:

Links no texto: