Folha de S. Paulo


Webber anuncia saída da F-1 no fim do ano para disputar Mundial de Endurance

O piloto australiano Mark Webber, da Red Bull, anunciou nesta quinta-feira que deixará a F-1 ao final do ano para disputar o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com a marca Porsche a partir de 2014.

Webber, 36, o mais velho dos pilotos da F-1, vai competir também nas 24 horas de Le Mans, na categoria LMP1, segundo a Porsche.

"É uma honra me unir a Porsche, em seu retorno à prova de Le Mans e no Campeonato Mundial de Resistência", declarou em seu site o piloto australiano, que disputou duas vezes a famosa prova francesa.

"Mark é sem dúvida nenhuma um dos melhores pilotos do mundo, tem a experiência das 24 horas de Le Mans e sobretudo é um fã da Porsche há anos", declarou Wolfgang Hatz, um dos diretores de pesquisa e desenvolvimento da marca alemã.

Darren Staples /Reuters
O piloto australiano Mark Webber concede entrevista enquanto caminha pelo paddock do circuito de Silverstone, na Inglaterra
O piloto australiano Mark Webber concede entrevista enquanto caminha pelo paddock do circuito de Silverstone, na Inglaterra

Em comunicado, a Red Bull agradeceu Webber pela "grande contribuição que fez à equipe durante as sete temporadas" que disputou e que a "dedicação e o trabalho de Mark foram um fator determinante na conquista de três títulos mundiais de construtores (2010, 2011 e 2012).

"Suas conquistas na Fórmula 1 são várias e tenho certeza que continuará trabalhando duro para incrementá-las até o final da temporada. Respaldo sua decisão, porque foi um elemento excelente para a equipe desde que se incorporou em 2007 e lhe desejamos tudo de melhor nos próximos períodos de sua carreira", afirmou Christian Horner, chefe da escuderia austríaca.

Webber é atualmente o quinto na classificação do Mundial de F-1 com 69 pontos. Ele teve passagens pelas escuderias Minardi, Jaguar e Williams, antes de ingressar na Red Bull em 2007.

O australiano teve um relacionamento tenso com a equipe nos últimos anos, quando sentiu não ter o mesmo nível de apoio dado ao companheiro de equipe Sebastian Vettel, atual tricampeão mundial.

Desde 2002, Webber conquistou nove vitórias em 203 GPs disputados. Sua melhor colocação no Mundial de pilotos foi dois terceiros lugares nas temporadas 2010 e 2011.

Kimi Raikkonen, campeão mundial em 2007 pela Ferrari e atualmente na Lotus, é o favorito para assumir o lugar de Webber na Red Bull.


Endereço da página:

Links no texto: