Folha de S. Paulo


Dois clubes turcos são banidos de torneios europeus por escândalo de manipulação

Os clubes turcos Fenerbahce e Besiktas foram punidos pelo Comitê Disciplinar da Uefa nesta terça-feira. As duas equipes estiveram envolvidas em um escândalo de manipulação de resultados em 2011.

A pena para o Besiktas foi mais branda. A equipe não poderá disputar a Liga Europa da temporada 2013/2014.

Semifinalista da última edição da Liga Europa e vice-campeão turco, o Fernerbahce, do volante brasileiro Cristian, está impedido de disputar as três próximas competições da Uefa para as quais se classificar. O clube jogaria a primeira fase da Copa dos Campeões, que terá início no dia 20 de agosto.

Como só pode obter uma classificação por temporada, o Fenerbahce também ficará afastado dos torneios continentais nos biênios 2014/2015 e 2015/2016.

Nos próximos cinco anos, o time será observado pela Uefa. Se o comitê disciplinar achar necessário, poderá aplicar mais uma temporada de suspensão durante o período. Os clubes poderão recorrer da decisão.

Tolga Bozoglu - 14.fev.2012/Efe
Torcedores do Fenerbahce mostram apoio ao presidente Aziz Yildirim
Torcedores do Fenerbahce mostram apoio ao presidente Aziz Yildirim

ESCÂNDALO

Em julho de 2011, um tribunal condenou 93 réus no processo de manipulação de resultados no Campeonato Turco, inclusive, o presidente Aziz Yildirim, do Fenerbahce. Executivos e jogadores do clube também estiveram envolvidos no caso.

Yildirim foi condenado a mais de seis anos de prisão, mas foi libertado após apelar da decisão.

Entre outros resultados, a polícia investigou se houve uma combinação entre as equipes na partida em que o Fenerbahce derrotou o Sivasspor por 4 a 3, em Istambul, há dois anos.

Além destes dois clubes, o Besiktas e mais cinco times também foram investigados à época.

Com Reuters


Endereço da página: