Folha de S. Paulo


Tetracampeã europeia de judô é encontrada morta na Rússia

A judoca russa Yelena Ivaschchenko, 28, quatro vezes campeã europeia (2007, 2009, 2011 e 2012) e vice-campeão mundial em 2008, morreu neste sábado, de causas ainda não informadas. O corpo da atleta foi encontrado pela manhã, na cidade de Tiumen, na Sibéria.

Nascida em Omsk, na Rússia, Ivaschchenko disputou a Olimpíada de Londres-2012 na categoria acima de 78 kg --a mesma da brasileira Maria Suelen Altheman--, mas perdeu a chance de disputar o bronze ao perder para a ucraniana Irina Kindzerska.

A Federação Russa de Judô, que divulgou o ocorrido, classificou como "trágica" a morte da atleta e disse que as conquistas da judoca estão escritas na história do esporte.

"Suas vitórias permanecerão gravadas na história, assim como [Ye]Lena irá viver para sempre na memória de todos aqueles que a conheciam".

As investigações trabalham com a hipótese de suicídio. Segundo dados preliminares, a Ivaschchenko teria se jogado do 15º andar de um edifício. Uma carta de suicido foi encontrada ao lado do corpo, porém, o conteúdo não foi divulgado.

Divulgação/intjudo.eu
A judoca russa Yelena Ivashchenko, quatro vezes campeã europeia
A judoca russa Yelena Ivashchenko, quatro vezes campeã europeia

Com Efe


Endereço da página: