Folha de S. Paulo


Após saída tumultuada do Palmeiras, Barcos vive jejum de gols e fica longe da Copa

Principal contratação do Grêmio para a temporada, o atacante Barcos chegou a ter um momento relâmpago de ídolo, mas agora convive com um indigesto jejum justamente no ano em que esperava se firmar para disputar a Copa do Mundo-2014.

Anunciado como novo reforço do Grêmio em 8 de fevereiro em uma negociação tumultuada que envolveu dinheiro e a transferência de quatro jogadores para o Palmeiras, Barcos fez sua estreia pela equipe gaúcha menos de uma semana depois e marcou um gol na derrota para o Huachipato, pela fase de grupos da Libertadores. Na sequência, repetiu a dose contra o Fluminense, mas o tento foi creditado pela Conmebol como contra de Bruno.

Ele ainda balançou a rede duas vezes em março. A primeira na vitória gremista contra o Caracas. Quinze dias depois, o jogador marcou contra o Pelotas.

Depois de anotar três gols e virar ídolo da torcida gremista, Barcos viveu sua primeira seca no novo clube. Ele ficou 38 dias sem marcar, mas quebrou o jejum no empate contra o Juventude, pela semifinal da Taça Farroupilha (segundo turno do Campeonato Gaúcho). O gol foi insuficiente para classificar a equipe, que foi eliminada na cobrança de pênaltis.

Porém, a boa fase do atacante não reapareceu. Desde então, o argentino não sabe o que é balançar a rede. Já são 46 dias em jejum.

Neste mesmo período com a camisa do Palmeiras em 2012, Barcos tinha anotado 13 gols em jogos pelo Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Antes de sair do clube, o atacante tinha feito três em 2013.

Leandro, que deixou o Grêmio envolvido na troca com o argentino, já marcou sete vezes pelo time paulista.

A escassez de gols no Grêmio deixou o atacante fora da lista de convocados do técnico da seleção argentina, Alejandro Sabella. Ele não foi chamado para os jogos contra Venezuela (22 de março), Bolívia (26 de março), Colômbia (7 de junho) e Equador (11 de junho), todos válidos pelas eliminatórias sul-americanas, e para o amistoso contra a Suécia (6 de fevereiro). Nesse último, o jogador ainda vestia a camisa palmeirense.

Barcos atuou pela última vez por seu país em um jogo contra o Brasil, realizado em 21 de novembro de 2012, pelo Superclássico das Américas.

E foi justamente o fato de poder ficar fora da seleção argentina que Barcos manifestou o desejo de deixar o Palmeiras na temporada passada quando o clube foi rebaixado para a Série B. Ele temia ficar escondido.

O Palmeiras aumentou o salário e o tempo de contrato para manter o atacante. Porém, o clube não conseguiu segurar o jogador após uma investida do Grêmio no início do ano.

De acordo com o presidente palmeirense, Paulo Nobre, o argentino poderia sair de graça do clube devido às dívidas com o jogador herdadas da gestão anterior, de Arnaldo Tirone.

Segundo o cartola alviverde, o ex-presidente Arnaldo Tirone deu um aumento retroativo no contrato que havia prorrogado o vínculo do atleta até 2016, e "não honrou o pagamento".

A negociação ainda envolveu o pagamento das dívidas com o argentino. Além de Leandro, Léo Gago, Rondinelly e Vilson também se transferiram para a equipe paulista, que ainda ficou com um percentual dos direitos econômicos de Marcelo Moreno, hoje no Flamengo.


Endereço da página:

Links no texto: