Folha de S. Paulo


Corinthians é parado por blitz da Portuguesa; Pato aumenta a sua seca de gol

O Corinthians insistiu muito pelo meio, teve poucas chances de gol e não saiu do 0 a 0
com a Portuguesa, na noite desse sábado, no Pacaembu, em São Paulo.

Alexandre Pato, apesar da série de oportunidades dadas por Tite, completou dez jogos sem balançar as redes. Seu último tento foi em 28 de abril, contra a Ponte Preta, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

Veja vídeo

A equipe alvinegra acumulou o terceiro empate, após cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Com seis pontos, permaneceu em uma área intermediária da tabela.

O time rubro-verde também somou a terceira igualdade, mas em quatro jogos. Com três pontos, manteve-se entre os da zona do rebaixamento.

O Corinthians perdeu Alessandro e Paulo André, ainda no primeiro tempo, com lesões na coxa direita. Ao menos terá tempo para recupera-los. Por conta da Copa das Confederações, o Nacional terá uma pausa de cerca de 20 dias.

A próxima partida da equipe alvinegra será só em 3 de julho, contra o São Paulo, no Morumbi, pela Recopa Sul-Americana. O jogo de volta será dia 17 do mesmo mês, no Pacaembu.

A Portuguesa terá período semelhante para definir a saída de Luís Ricardo, que não atuou sob alegação de dores também na coxa direita. Ele interessa ao Palmeiras.

O time rubro-verde voltará a jogar dia 12 (quarta-feira), contra o Fluminense, no Canindé, em jogo remarcado da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, irá a campo somente no dia 6 de julho, frente ao Cruzeiro, também em casa.

O JOGO

No primeiro tempo, o Corinthians começou com uma marcação pressão no campo adversário, com o seu tradicional 4-3-3. Porém, após 10min, sem conseguir arriscar chutes com perigo ao gol, as ações ficaram mais equilibradas.

Mais uma vez Danilo, Emerson, Alexandre Pato afunilaram as jogadas. Eles foram travados pela blitz da Portuguesa no meio do campo, onde atuaram cinco jogadores - o esquema tático foi o 4-5-1.

Aos poucos o time rubro-verde foi avançando. Diogo teve uma oportunidade num cabeceio para o chão. Cássio se esticou e espalmou.

Corrêa não guardou posição o jogo todo. Sem ser acompanhado por Douglas, ele chegou à linha de fundo pela direita e quase marcou um gol em um chute cruzado. Cássio antecipou-se à jogada e por pouco não passou da bola.

Na etapa final, Tite tirou Paulo André e promoveu a estreia de Ibson. Ele ainda puxou Douglas para articular mais pela direita. Emerson jogou mais centralizado. O esquema passou para o 4-4-2. Ainda assim, a equipe alvinegra teve dificuldades no setor ofensivo.

Em lance esporádico, Diogo teve chance de fazer o gol. Ele foi lançado com liberdade, bateu rapidamente para evitar Cássio, mas a bola saiu sem força e a defesa aliviou.

O panorama só mudou com a entrada de Romarinho. Com jogadas individuais, ele foi à linha de fundo e deixou Danilo pronto para abrir o placar. O meia chutou à direita de Gledson.

Depois, o camisa 31 da equipe alvinegra resolveu arriscar. Da entrada da área, pela direita, ele chutou de canhota e acertou o travessão. O goleiro da Portuguesa fez um leve desvio.

Aos 48min, Gil de cabeça acertou também o travessão. Na sequência, a defesa tirou a bola da área e o juiz acabou a partida.


Endereço da página:

Links no texto: