Folha de S. Paulo


Com Mendieta, Palmeiras tem o elenco mais inchado entre os grandes do país

Após contar com apenas 22 jogadores --quatro goleiros-- no início da temporada em virtude do desmanche feito no elenco depois do rebaixamento em 2012, o Palmeiras tem hoje a equipe mais inchada entre os grandes clubes do país.

Com a contratação do meia paraguaio William Mendieta, 24, anunciado pelo Palmeiras via Twitter, o clube paulista soma agora 41 jogadores no plantel.

O Palmeiras deve pagar cerca de R$ 4,2 milhões ao Libertad, do Paraguai, para ter Mendieta por quatro anos. O paraguaio será o 11º meia do time, que tem enfrentado problemas justamente no setor de armação.

Entre os maiores clubes do país, o Palmeiras passa a ter de forma isolada o elenco mais recheado. O Botafogo é o segundo, com 39 jogadores.

"Claro que 41 jogadores é um número excessivo. Falei com alguns jogadores que precisam jogar e, por isso, podem ser emprestados. São quatro goleiros e o ideal é ter de 28 a 30 jogadores de linha. Então podemos emprestar de cinco a seis atletas", disse o técnico Gilson Kleina.

Na sequência aparecem Santos (38), Grêmio (35), São Paulo (35), Corinthians (33), Cruzeiro (33), Flamengo (31), Fluminense (31) e Internacional (30).

Sensação da temporada, o Atlético-MG tem apenas 29 jogadores no elenco, um a mais do que o Vasco (28).

Dos clubes que disputam a Série A do Brasileiro, apenas o Coritiba tem mais jogadores no elenco do que o Palmeiras: 43. O Bahia tem 39 jogadores na sua relação.

Dos adversários palmeirenses na Série B, apenas São Caetano (45) e Paraná (43) têm mais peças no grupo do que o time comandado por Gilson Kleina.

O Sport, por exemplo, rival do Palmeiras amanhã, às 16h20, em Recife, tem 29 atletas no elenco, ou seja, dez a menos que o atual plantel alviverde --11 a partir da chegada de Mendieta.

Para dobrar o número de jogadores na equipe em cinco meses, o Palmeiras lançou mão das trocas com vantagens numéricas, como a do atacante Barcos por quatro atletas do Grêmio, e Luan por dois volantes do Cruzeiro.

O clube também promoveu jogadores da base como os atacantes Caio e Emerson, os meias Edilson e Bruno Dybal e o zagueiro Marcos Vinícius.

Nelson Almeida/AFP
Mendieta (esq.) tenta escapar da marcação de Maurício Ramos durante jogo entre Libertad x Palmeiras
Mendieta (esq.) tenta escapar da marcação de Maurício Ramos durante jogo entre Libertad x Palmeiras

Endereço da página:

Links no texto: