Folha de S. Paulo


Ferrari é absolvida por testes irregulares com pneus; Mercedes será julgada

A Ferrari foi absolvida nesta quarta-feira pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pela realização de testes secretos com pneus entre os dias 23 e 24 de abril, por conta do excessivo desgaste dos compostos no começo da temporada.

A Mercedes, que, segundo a FIA, testou pneus entre os dias 15 e 17 de maio em Barcelona, será julgada pelo Tribunal Internacional da entidade em data a ser agendada.

A federação pediu também ao restante das equipes que repassem todas as informações que tiverem sobre qualquer teste realizado com a fabricante neste ano.

"Com vista de todas as respostas e da informação requisitada na investigação, o presidente da FIA decidiu arquivar o caso relativo à Ferrari, considerando que sua participação em um teste de pneus organizado pela Pirelli em Barcelona, nos dias 23 e 24 de abril, usando o carro de 2011, não transgride as regras da entidade", diz comunicado da FIA.

"Decidimos levar o caso relativo ao teste da Pirelli com a Mercedes nos dias 15 e 17 de maio de 2013 em Barcelona ao Tribunal Internacional da FIA, porque da investigação se deduz que as condições deste teste poderiam constituir uma infração das regras", completa a nota.

No último final de semana, durante o GP de Mônaco, a equipe italiana e a Red Bull entraram com um protesto ao descobrir que a Mercedes havia feito três dias de testes de pneus em Barcelona com o carro desta temporada da F-1, o que é vetado no regulamento. A equipe alemã venceu em Monte Carlo com o piloto Nico Rosberg.


Endereço da página:

Links no texto: