Folha de S. Paulo


Bayern de Munique bate Stuttgart, vence Copa da Alemanha e conquista a tríplice coroa

O Bayern de Munique venceu o Stuttgart por 3 a 2 neste sábado, em Berlim, e se sagrou campeão da Copa da Alemanha. Com isso, a equipe bávara conquistou a tríplice coroa pela primeira vez em terras germânicas. Nesta temporada, o clube já havia vencido o Campeonato Nacional e a Copa dos Campeões.

Os gols da partida foram marcados por Muller, de pênalti, aos 36min de jogo. No segundo tempo, Mario Gomez fez aos 2min e aos 15min. O Stuttgart diminuiu aos 25min, com Harnik. Nove minutos depois, Harnik fez mais um. No fim, o Stuttgart pressionou em busca do empate, mas os bávaros ficaram com o caneco.

O Bayern entrou num seleto grupo de clubes europeus que já conquistaram o campeonato e a copa nacional, além da Copa dos Campeões na mesma temporada. Além da equipe alemã, seis clubes lograram tal façanha: Inter de Milão (2010), Barcelona (2009), Manchester United (1999), PSV Eindhoven (1988), Ajax (1972) e Celtic (1967).

Christof Stache/AFP
Jogadores do Bayern de Munique erguem o técnico Jupp Heynckes, que dirigiu o clube pela última vez na final da Copa da Alemanha
Jogadores do Bayern erguem o técnico Jupp Heynckes, que dirigiu o clube pela última vez na final da Copa da Alemanha

O duelo contra o Stuttgart foi o último de Jupp Heynckes pelo Bayern, já que o espanhol Josep Guardiola vai assumir o clube a partir da próxima temporada. Como jogador, Heynckes foi campeão da Copa da Alemanha pelo Borussia Mönchengladbach, em 1973.

A equipe de Munique não contou com os brasileiros Dante e Luiz Gustavo, que foram liberados para viajar ao Rio de Janeiro para treinar com a seleção brasileira.

O primeiro gol saiu aos 36min, de pênalti. Lahm foi derrubado dentro da área e, na cobrança, Muller cobrou no canto esquerdo do goleiro Ulreich.

Logo aos 2min da etapa final, Robben partiu pela direita, invadiu a área e rolou para Lahm, que cruzou rasteiro para Gomez chutar para o gol.

Aos15min, Muller foi lançado na ponta direita, partiu em velocidade e cruzou rasteiro para o meio da área. Gomez recebeu dentro da área e só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Dez minutos depois, o Stuttgart diminuiu. Sakai cruzou a bola da esquerda na cabeça de Harnik, que testou firme no canto direito do arqueiro Neuer.

Aos 34min, Harnik anotou mais um. Após cobrança de escanteio, a bola foi chutada na trave e, no rebote, Harnik tentou duas vezes até conseguir superar Neuer.


Endereço da página:

Links no texto: