Folha de S. Paulo


Data de nascimento alavanca jogadores no futebol

Atenção garoto que deseja se tornar jogador profissional de futebol. Se você nasceu em janeiro, a chance de realizar seu sonho e disputar o Brasileiro é quase o dobro da dos meninos que comemoram o aniversário em dezembro.

Levantamento feito pela Folha com 525 jogadores inscritos na Série A do Brasileiro (Atlético-PR, Flamengo e Náutico ficaram fora por não exibirem datas de nascimento em seus sites oficiais) ilustra bem esse fenômeno.

Janeiro é o mês de nascimento da maior fatia dos atletas inscritos na competição nacional, 61. Na rabeira desse ranking, estão novembro e dezembro, os últimos meses do ano, com 24 e 25 jogadores, respectivamente.

Rafael Reis-11.mar.13/Folhapress
Samuel Inácio e Lucas Wintter, jogadores das categorias de base do Palmeiras
Samuel Inácio e Lucas Wintter, jogadores das categorias de base do Palmeiras

Atletas nascidos no começo do ano têm mais chance de vingar por um motivo simples: são mais velhos.

"É mais difícil para mim. Sempre sou um dos mais baixinhos", conta Samuel Inácio, que atua na categoria sub-14 do Palmeiras.

O menino, nascido em setembro de 1999, tem 1,63 m e 52 kg. Oito meses mais velho e de biótipo parecido, Lucas Wintter, seu companheiro de time, é 9 centímetros maior e 13 kg mais pesado.

"É claro que quem nasce no começo [do ano] leva vantagem", afirma Lucas.

A diferença de idade entre esses meninos pode até parecer pequena, de apenas alguns meses, mas esse pouco tempo acaba fazendo enorme diferença quando se fala de garotos de 12, 13 e 14 anos.

Ter nascido antes significa uma chance maior de já possuir um corpo mais desenvolvido e uma vantagem grande no confronto físico com meninos nascidos no mesmo ano durante uma peneira ou um teste para entrar nas categorias de base de um clube.

"Com a entrada na puberdade, os hormônios entram em ebulição. É nesta fase que você cresce mais rápido, ganha mais massa muscular e aumenta sua capacidade cardiorrespiratória", afirma Maurício de Souza Lima, médico hebiatra do hospital Sírio Libânes e doutor em medicina esportiva pela USP.

"Um menino pode chegar a crescer até 12 centímetros em um ano. Quem já passou por essa fase vai correr muito mais e se dar melhor no esporte", completa.

A busca por meninos altos, fortes e desenvolvidos é frenética entre os responsáveis por formação nos clubes brasileiros. Em março, nenhum jogador da categoria sub-15 do Palmeiras era nascido depois do mês de setembro.

NOS TIMES

A vantagem física de quem nasceu nos primeiros meses do ano se estende também após as peneiras. Pode significar mais chances de ser escalado nos times sub-15 e sub-17 e vai se diluindo progressivamente até a chegada ao profissional.

"Não faria diferença nenhuma se o Romário tivesse nascido em dezembro. Ele ainda seria um craque. Mas vários desses jogadores apenas esforçados que vemos por aí não conseguiriam ser jogadores de futebol se não fossem de janeiro", diz Bene Sobrinho, que busca novos talentos para uma empresa alemã que agencia jogadores.


Endereço da página:

Links no texto: