Folha de S. Paulo


Estrelado, ataque corintiano encerra maio sem fazer gols

A incrível sequência de gols perdidos nas últimas partidas fez o ataque do Corinthians, o mais valioso do futebol brasileiro, fechar o mês de maio no zero.

Com as falhas de Pato e Guerrero no 1 a 1 com o Goiás, na quarta-feira, os atacantes corintianos completaram sete jogos de jejum. A dupla custou quase R$ 50 milhões.

A pane seca do ataque corintiano começou após a goleada por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, em 28 de abril, pelas quartas de final do Paulista.

Na ocasião, todos os atacantes em campo --Romarinho, Emerson, Guerrero e Pato-- anotaram na partida.

Desde então, o Corinthians somou seis gols --nenhum feito por atacante-- em jogos que valeram a eliminação na Libertadores, o título paulista, e o início do Brasileiro.

Robson Ventura/Folhapress
Jogador Pato, durante treino do Corinthians
Alexandre Pato, durante treino do Corinthians

O artilheiro do mês foi o volante Paulinho (3). Servindo a seleção brasileira, ele foi substituído na última partida por Guilherme, autor do gol de empate corintiano.

Só no jogo de quarta, os goleadores alvinegros perderam três chances claras. Foram duas com Guerrero (12 tentos na temporada) e uma com Pato (7), que foi titular após sete partidas no banco.

O lance do ex-jogador do Milan foi o mais frustrante. Ele recebeu passe de Douglas, driblou o goleiro e, com a meta livre, chutou por cima.

Mesmo com Tite pedindo paciência porque, segundo o técnico, Pato ainda está em "adaptação", a cobrança sobre o camisa 7 cresce com a sucessão de desperdícios.

No segundo jogo da final do Paulista contra o Santos, na Vila Belmiro, o atacante chutou para fora sozinho na frente do goleiro Rafael.

Na partida anterior, contra o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Libertadores, no Pacaembu, ele chegou a tirar do goleiro, mas se enrolou na finalização e furou.

O auge do ataque corintiano foi em fevereiro, quando o quarteto, além de Jorge Henrique, que será negociado após episódio de indisciplina, fizeram 11 dos 14 gols do time de Parque São Jorge.

Na temporada, os atacantes do Corinthians fizeram 29 dos 51 gols do clube (57%), em 33 partidas.

MAIO EM BRANCO

Coincidentemente, a última vez que os atacantes corintianos passaram um mês em branco foi em maio do ano passado. Na ocasião, foram seis jogos e quatro gols, dois dos quais de Paulinho.

O jejum só foi quebrado no dia 13 de junho por Emerson, na vitória por 1 a 0 sobre o Santos na Vila Belmiro, pela semifinal da Libertadores.


Endereço da página:

Links no texto: