Folha de S. Paulo


Campeão em Indianápolis, Kanaan teme ficar sem dinheiro para correr em 2014

O piloto baiano Tony Kanaan, 38, da KV Racing, vencedor da 500 milhas de Indianápolis pela primeira vez em sua carreira, no último domingo, teme pela falta de dinheiro para correr na próxima temporada da Indy.

"O objetivo é continuar correndo. Vencer é viciante. Quero arrumar um contrato para ano que vem, pois a gente ainda não tem. Estamos com dificuldades para a próxima temporada", disse em entrevista dada por teleconferência nesta quarta-feira.

"A nossa equipe não é sólida. A não ser que alguém me contrate de novo, eu preciso arrumar alguns patrocínios. Temos patrocínios brasileiros, mas não são suficientes. Não é a hora de vender nada porque estamos no meio da temporada", completou.

Kanaan falou que não se sente injustiçado pela falta de um apoio financeiro forte. Para o atleta, o problema é a crise econômica no planeta.

"É difícil de aceitar, mas é uma situação financeira mundial. Todas as equipes estão sofrendo. Não só Brasil como no mundo. Não tenho que pensar que sou injustiçado. Tenho que lutar e acreditar no meu potencial. É preciso entrar na onda desta vitória para que aumente nosso orçamento. Com um pouco mais de incentivo, conseguimos ser competitivos", argumentou.

Chris Graythen-27.mai.2013/AFP
Tony Kanaan abraça o troféu de campeão das 500 milhas de Indianápolis
Tony Kanaan abraça o troféu de campeão das 500 milhas

O piloto elogiou o carro e, apesar de estar 44 pontos atrás do líder americano Marco Andreatti (168 a 124), acredita no título da atual temporada da Indy. "Quem sabe a gente não consiga levar dois troféus [a vitória de Indianápolis e o título da Indy] para o Brasil?", perguntou.

MEDALHA PARAOLÍMPICA

Antes de entrar na pista de Indianápolis, o brasileiro ficou por uma hora com a medalha de ouro do italiano Alessandro Zanardi.

Ex-piloto da F-1, Zanardi disputou as últimas Paraolimpíadas de Londres e ficou no lugar mais alto do pódio no ciclismo de mão.

Para agradecer a 'sorte' da medalha, Kanaan presenteou o italiano com o capacete da vitória. "E disse para ele: 'acho que você merece'. Nós dois nos emocionamos e foi muito legal", contou.

Durante a teleconferência com jornalistas brasileiros, o baiano também lembrou de um êxito em uma corrida logo após a morte de seu pai.

"Ele me pediu para nunca desistir. A vitória nas 500 milhas de Indianópolis é a prova de que não desisti. Um título que sempre quis na carreira", disse.

No próximo final de semana, haverá uma rodada dupla em Detroit. Uma corrida será disputada no sábado e a outra no domingo.

"Não sou fã. Me preocupa bastante. Duas corridas em dois dias é bastante desgastante. Mas estou na frente dos outros na preparação física", finalizou.


Endereço da página:

Links no texto: