Folha de S. Paulo


Rio-2016 muda local de disputas do hóquei e rúgbi para Deodoro

As competições de hóquei e rúgbi da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro serão disputadas em Deodoro, numa mudança realizada pelos organizadores com o objetivo de aumentar o número de esportes realizados no local, que agora se tornou um segundo parque olímpico.

Depois que o hóquei, inicialmente programado para ser disputado no parque olímpico principal na Barra da Tijuca, foi forçado a ser transferido para Deodoro, os organizadores disseram que também decidiram colocar lá o rúgbi 7, estreante em Jogos Olímpicos, assim como algumas partidas preliminares de basquete.

"Para nós é muito importante, porque agora temos oito esportes e 12 disciplinas lá", disse o diretor de esportes da Olimpíada do Rio, Agberto Guimarães. "Pela primeira vez há um segundo parque olímpico."

Guimarães disse que cerca de 50 mil pessoas são esperadas no Parque Olímpico de Deodoro.

"Estamos muito felizes porque eles [organizadores] acrescentaram novos esportes de equipe lá", disse Kelly Fairweather, diretor-executivo da Federação Internacional de Hóquei.

Dirigentes da Federação inicialmente estavam descontentes com a mudança para Deodoro, depois de terem sido informados que o esporte seria realizado no Parque Olímpico da Barra.

Fairweather disse que a inclusão do rúgbi e de outros esportes, como basquete e ciclismo BMX, aumenta a importância do local. "Estamos confortáveis com esse legado. Agora é um local muito bom", disse.

O rúgbi não fazia parte da proposta de candidatura do Rio, pois tornou-se esporte olímpico somente em 2009, juntamente com o golfe.

Deodoro também irá sediar competições de tiro, pentatlo moderno, hipismo, canoagem slalom e esgrima.


Endereço da página:

Links no texto: