Folha de S. Paulo


Oscar Schmidt se recupera após nova cirurgia para retirada de tumor

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, 55, se recupera bem após passar por uma nova cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro, em 30 de abril, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Em maio de 2011, o Mão Santa --apelido que traz desde os tempos de atleta-- já havia retirado um nódulo da cabeça, no início de sua luta contra o câncer.

Oscar foi operado pelo neurocirurgião Marcos de Queiroz Teles Gomes, o mesmo do procedimento feito há dois anos, especialista em cirurgia de tumores na base do crânio. Segundo o médico, o ex-jogador está passando por sessões de radioterapia atualmente e ambos tumores eram malignos, porém o último era ainda mais agressivo.

A mulher de Oscar, no entanto, não confirmou as informações. "Não sei qual vai ser o tratamento. Estamos esperando os resultados dos exames", disse Cristina.
Oscar continua realizando as palestras que já vinha fazendo antes da operação.

Na noite desta terça-feira, ele chegou dirigindo à Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), na capital paulista, onde conversou com estudantes durante um curso relacionado a publicidade.

O ex-jogador não quis conversar com a imprensa na entrada do prédio da fundação. Só sua mulher se pronunciou.

"Fiquei assustada. Estão me ligando, e parece que ele está morrendo, perguntam se está andando, falando", disse Cristina, que ainda declarou que não sabia muito sobre o tumor e tinha dificuldade em explicar a cirurgia.

Avener Prado/Folhapress
Oscar chega à Faap, em São Paulo, onde realizou palestra na noite desta terça-feira
Oscar chega à Faap, em São Paulo, onde realizou palestra na noite desta terça-feira

"Sei que em 2011 o tumor tinha 7 cm, e os exames mostraram que cresceu 3 milímetros agora. Não sei se, se desta vez crescer mais 3 milímetros, haverá uma nova cirurgia. Sei que [ele] vai ter que controlar pela vida inteira."

Desde a primeira operação, Oscar fazia acompanhamento em razão da doença. Recentemente, porém, sofreu uma piora no estado de saúde, mas passa bem.

Melhor jogador de basquete do Brasil em todos os tempos, Oscar foi bronze no Mundial das Filipinas, em 1978, campeão do Pan de Indianápolis, em 1987, e atuou em cinco Olimpíadas --tem o recordista de pontos: 1.093.

A notícia sobre a última cirurgia vazou apenas no último sábado, em um almoço para comemorar os 50 anos do bicampeonato mundial de basquete do Brasil. A divulgação irritou a família de Oscar, que não queria tratar do assunto publicamente.

Com FERNANDO ITOKAZU, MARCEL MERGUIZO E PAULO ROBERTO CONDE


Endereço da página:

Links no texto: