Folha de S. Paulo


Com reservas, Flu bate o Atlético-PR antes da 'final' da Libertadores

O Fluminense derrotou o Atlético-PR por 2 a 1, neste domingo, em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro

Rafael Sóbis, de pênalti, aos 15min do primeiro tempo, abriu o placar, mas o Atlético-PR empatou aos 28min da primeira etapa, com o zagueiro Manoel. No segundo tempo, o Fluminense retomou a dianteira do marcador com Samuel, aos 8min.

Os cariocas pouparam a maioria de seus titulares para o duelo de volta contra o Olímpia, válido pelas quartas de final da Libertadores, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 29 de maio.

O jogo de ida, disputado na última quarta-feira, foi 0 a 0. Assim, o Flu se classifica com um empate com gols ou com qualquer vitória.

Na mesma data, o Atlético-PR enfrenta o Cruzeiro, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo do Flu pela segunda rodada do torneio, contra a Portuguesa, foi adiado para o dia 12 de junho.

Reprodução/Flickr/FluminenseF.C.
Samuel, do Flu, disputa bola com Cleberson, do Atlético-PR
Samuel, do Flu, disputa bola com Cleberson, do Atlético-PR

O JOGO

O Fluminense entrou em campo muito mais preocupado com o jogo de quarta-feira pela Libertadores. Assim, viu o Atlético-PR se impor e mandar uma bola na trave com Ederson, aos 9min.

Porém, quando o Atlético-PR era melhor, a equipe carioca teve sorte: o zagueiro Cleberson fez um pênalti tolo em Samuel. Sóbis cobrou, aos 15min, e abriu o placar. Mas a desvantagem não abalou os visitantes, que continuaram pressionando.

Aos 27min, Ederson chutou da entrada da área, a bola desviou na zaga e bateu na trave. No escanteio, cobrado aos 28min, o zagueiro Manoel testou para o fundo do gol e garantiu o empate na primeira etapa.

O Atlético ainda seguiu pressionando e tocando a bola de modo envolvente, mas não conseguiu assustar Berna.

O Flu voltou diferente no segundo tempo. Abel promoveu a entrada de Eduardo no lugar de Anderson, transformando o 3-5-2 em um 4-4-2. Com isso, o time carioca reequilibrou o confronto.

Com mais equilíbrio tático, o Flu chegou ao segundo gol com Samuel, aos 8min. Ele recebeu cruzamento rasteiro de Rafael Sóbis e tocou para o gol. Aos 14min, Sóbis poderia ter ampliado. Ele recebeu cruzamento rasteiro de Wellington Silva e chutou forte, mas Weverton fez boa defesa.

O Atlético melhorou com a entrada de Paulo Baier e começou a pressionar o Fluminense. Abel, ao tirar Rafael Sóbis e colocar o volante Willian, ainda chamou mais o adversário para o seu campo de defesa.

O Atlético poderia ter empatado aos 40min, quando Berna fez ótima defesa em conclusão de Paulo Baier e garantiu a vitória do Fluminense.


Endereço da página:

Links no texto: