Folha de S. Paulo


Lazio vence Roma, conquista Copa da Itália e salva temporada

A Lazio venceu a Roma por 1 a 0 neste domingo, no estádio Olímpico, na capital italiana, e faturou a Copa da Itália. O gol do duelo foi marcado pelo bósnio Lulic.

Esta foi a sexta vez que o time conquistou a competição em sua história. A última taça havia sido erguida em 2009.

Sétimo lugar no Campeonato Italiano, encerrado no último final de semana, a Lazio viu sua temporada ser salva com o título. Com isso, disputará a próxima edição da Liga Europa. Neste ano, o clube italiano foi eliminado na competição europeia pelo turco Fenerbahce nas quartas de final.

A Roma acabou o Nacional na sexta colocação e não se classificou para nenhuma competição europeia. O time romanista continua com nove taças da Copa da Itália.

O JOGO

Com quatro brasileiros em campo --três pela Roma (Marquinhos, Castán e Marquinho) e um pela Lazio (Hernanes)-- as duas equipes italianas fizeram um primeiro tempo mais disputado do que jogado.

A bola ficou maior parte do tempo no meio de campo. Com tanta marcação, a saída encontrada foi a bola aérea.

E foi justamente em duas bolas alçadas que os times tiverem suas melhores oportunidades. Aos 34min, Klose, da Lazio, subiu livre e cabeceou à queima-roupa para a grande defesa de Lobont.

Dez minutos depois, a Roma respondeu com Destro. O cabeceio do italiano saiu pela linha de fundo.

Fora os cruzamentos, a equipe romanista apostou em chutes de média distância. Totti era o atleta que mais arriscava. Na única jogada de infiltração, o volante americano Bradley quase colocou a Roma em vantagem, mas concluiu para fora.

No segundo tempo, o jogo continuou da mesma forma. A Lazio sofreu uma baixa quando o capitão Ledesma, lesionado, teve que deixar o clássico. Mauri o substituiu.

Totti continuava perigoso nos chutes da intermediária, mas quem chegou ao gol foi a rival.

Aos 26min, Candreva arriscou uma finalização cruzada, Lobont deu rebote e Lulic completou para a meta vazia para fazer Lazio 1 a 0.

No minuto seguinte, a Roma quase respondeu com uma cobrança de falta de Totti. A bola bateu no travessão, pipocou no gramado e foi rebatida pela zaga.

Atrás do placar, o técnico Aurelio Andreazzoli colocou o seu time no ataque. Sacou o lateral esquerdo Balzetti para a entrada do centroavante Osvaldo. Depois, o brasileiro Marquinho, ex-Flu, cedeu sua vaga para o compatriota Dodô, ex-Corinthians e Bahia.

Hernanes também saiu do clássico substituído por Gonzalez. No final, o reserva Tachtsidis, da Roma, ainda foi expulso do banco de suplentes.

Mauri teve a chance de fazer 2 a 0, mas foi fominha e chutou em cima do goleiro Lobont para desespero de Klose, que pedia a bola livre na pequena área.


Endereço da página:

Links no texto: