Folha de S. Paulo


Dirigente do boxe é 3º candidato a presidir comitê internacional

O taiwanês Ching Kuo Wu, presidente da Associação Internacional de Boxe Amador, anunciou nesta segunda que vai disputar a presidência do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Ele será o terceiro candidato nas eleições para escolher o sucessor do belga Jacques Rogge, 71, que comanda a entidade desde 2001 --o seu segundo mandato termina este ano.

Antes, já haviam apresentado as suas candidaturas dois vice-presidentes do COI: Thomas Bach, da Alemanha, e Ng Ser Miang, de Cingapura.

Murad Sezer-7.ago.12/Reuters
Presidente da Federação Internacional de Boxe durante entrevista em Londres
Presidente da Federação Internacional de Boxe durante entrevista em Londres

Outros candidatos poderão surgir, como o porto-riquenho Richard Carrion, presidente do comitê de finanças da entidade, o suíço René Fasel, que dirige a entidade internacional de hóquei no gelo, e ex-atletas, como a marroquina Nawal El Moutawakel e o ucraniano Sergei Bubka, ambos ocupantes de cargos atualmente no COI.

O suíço Denis Oswald, que preside a Federação Internacional de Remo, é outro possível candidato. A entidade engloba 204 comitês nacionais.

O prazo para a apresentação das candidaturas termina no dia 10 de junho. A eleição será 10 de setembro, durante reunião do COI em Buenos Aires.

Nesse encontro, será escolhida a cidade que vai sediar os Jogos Olímpicos de 2020 --as candidatas são Tóquio, Istambul e Madrid.


Endereço da página: