Folha de S. Paulo


Corinthians volta a ser carrasco e impede Neymar de superar marcas de Pelé

O Corinthians voltou a ser carrasco do Santos de Neymar ao impedir o inédito tetracampeonato do Paulista no período profissional.

Campeão estadual entre os anos de 2010 e 2012, o clube da Baixada só não conquistou o título em dois anos nas últimas cinco finais.

Desde que Neymar subiu para a equipe principal, o time da Vila Belmiro chegou a todas as decisões do torneio e parou no Corinthians nas temporadas 2009 e 2013. Superou o adversário em 2011.

Há quatro anos, o jogador era uma promessa e sucumbiu diante do rival, que contava com Ronaldo no elenco.

Em 2011, o astro santista liderou e marcou o gol do título em uma falha do goleiro Júlio César.

Na atual edição do Paulista, Neymar não conseguiu balançar as redes do adversário e viu o Corinthians celebrar a conquista na Vila. Desde 2010, o atacante não passava em branco na segunda partida da decisão.

PELÉ

Na era Pelé, a equipe litorânea foi tricampeã estadual em duas oportunidades (1960/61/62 e 1967/68/69). Em 1963, o Palmeiras de Ademir da Guia impediu a quarta taça consecutiva. Sete anos depois, o São Paulo ficou com o troféu.

Além de impedir o tetra no Paulista em 2013, o Corinthians brecou o Santos na Libertadores da temporada passada ao eliminar o rival na semifinal.

Campeão da competição sul-americana sobre o Peñarol em 2011, Neymar tentava igualar Pelé, que conquistou o torneio nos anos de 1962 e 1963, curiosamente contra o time uruguaio e o Boca Juniors.

No entanto, o Corinthians chegou à decisão diante da equipe argentina em 2012 e faturou sua primeira Libertadores da história.


Endereço da página:

Links no texto: