Folha de S. Paulo


Atlético-MG enfrenta Cruzeiro pelo Mineiro em busca de feito inédito no século

Neste domingo, no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, o Atlético-MG tem a chance de obter um feito inédito no século 21: a conquista de um bicampeonato estadual.

Maior vencedor do Campeonato Mineiro com 41 títulos (o Cruzeiro tem 36), o Atlético não arrebata o torneio duas vezes seguidas desde 2000.

Ao longo da primeira década do novo século, o time alvinegro ficou à sombra do rival. Desde 2001, o Cruzeiro levantou o estadual seis vezes, o Brasileiro uma (2003), a Copa do Brasil em uma ocasião (2003). Além disso, disputou seis edições da Libertadores, tendo sido vice-campeão em 2009, e foi vice do Brasileiro em 2010.

Paulo Fonseca - 13.fev.13/Efe
Jô e Ronaldinho Gaúcho podem ser campeões mineiros pela primeira vez neste domingo
Jô e Ronaldinho Gaúcho podem ser campeões mineiros pela primeira vez neste domingo

No mesmo período, o Atlético-MG lutou para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro nos anos de 2004, 2010 e 2011, disputou a Série B em 2006, e foi campeão estadual nos anos de 2007, 2010 e 2012 (mas só enfrentou o Cruzeiro na decisão de 2007).

O período mais agudo de humilhação para os atleticanos frente aos cruzeirenses foi nos anos de 2008 e 2009. Em ambas as ocasiões, a equipe alvinegra levou goleadas de 5 a 0 na primeira partida da final do campeonato estadual.

Para consumar a conquista, como venceu o primeiro jogo por 3 a 0, o time de Cuca pode até perder por dois gols de diferença que será campeão. Uma vitória com um saldo de três tentos dá o título ao Cruzeiro, que fez melhor campanha na primeira fase.

Apesar da vantagem, o técnico Cuca afirmou durante a semana que não crê que o confronto vá ser fácil: "Falta um jogo complicado, ainda que a gente tenha uma vantagem considerável, é uma partida em que a gente precisa ter muita atenção durante os 90 minutos para sair campeão".

Caso consigo o título, Cuca será tricampeão do Campeonato Mineiro. Ele acumula uma conquista pelo Cruzeiro (em 2011, diante do próprio Atlético-MG) e outra pela equipe alvinegra, no ano passado.


Endereço da página: