Folha de S. Paulo


Novo árbitro da final do Paulista apitou Santos x Corinthians na 1ª fase

Guilherme Ceretta de Lima, 29, foi o sorteado para apitar a final do Paulista entre Santos e Corinthians, às 16h de domingo, na Vila Belmiro, depois do corte de Rodrigo Braghetto. Esta será a primeira vez que apitará um jogo decisivo do Estadual.

Modelo e professor de futebol para crianças e adolescentes, trabalha em jogos de várzea ou acompanha a irmã, gandula da Federação Paulista de Futebol (FPF), ou o cunhado, também árbitro.

Esse ano, fez 20 jogos pela FPF. Está entre os que mais atuou nos jogos da elite do atual Estadual. Conduziu inclusive três clássicos, sendo um deles justamente Santos x Corinthians, que terminou 0 a 0, no Morumbi, em São Paulo.

Robson Ventura - 3.mar.2013/Folhapress
O árbitro Guilherme Ceretta durante Santos x Corinthians, no Morumbi, este ano
O árbitro Guilherme Ceretta durante Santos x Corinthians, no Morumbi, este ano

Formado em 2002 na entidade, Ceretta começou a carreira como árbitro assistente (bandeirinha). Em sua primeira final, um sub-17 envolvendo o Corinthians e o Guarani, foi chamado a atenção por manter a bandeira muito tempo levantada após um impedimento.

Na condição de árbitro, ele se destacou cedo. Chegou ao quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por acompanhar os lances sempre de perto, ter decisões técnicas e disciplinares rápidas e assim ganhar o respeito dos jogadores. É aspirante à Fifa.

No começo da temporada, temeu a perda do prestígio na FPF, após alguns erros. Chegou a mudar o estilo de trabalho, ora economizando, ora excedendo nos cartões, de acordo com a partida. Ouviu de dirigentes da entidade para se preocupar menos com reclamações de presidentes de clubes.

Recentemente, em entrevista para a TV Bandeirantes, admitiu que posaria pelado para uma revista. "Se resolvesse minha vida [financeiramente], sim", disse.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em dispositivos móveis

Acompanhe a programação da TV Folha pelo Facebook

Veja todas as reportagens do programa "TV Folha" aqui.


Endereço da página:

Links no texto: