Folha de S. Paulo


Árbitro que trabalhou para o Corinthians é cortado da final do Paulista

O árbitro Rodrigo Braghetto está fora da final do Campeonato Paulista, que será disputada domingo, às 16h, na Vila Belmiro.

Braghetto tem uma empresa -a Apto Esportes- que presta serviços para o Corinthians, além de São Paulo, Portuguesa e Prefeitura de São Paulo, entre outras.

A lembrança esta semana pelo "Blog do Paulinho" de que o juiz tem relação comercial com o Corinthians pressionou a Federação Paulista de Futebol (FPF) a trocar o árbitro.

Em nota, a FPF (Federação Paulista de Futebol), o juiz pediu para sair para "evitar qualquer tipo de polêmica que pudesse prejudicar a competição, já que a sua empresa, Apto Esportes, presta serviço ao departamento amador do Corinthians". O árbitro, porém, desmentiu a entidade, disse não pediu afastamento e que vai se aposentar.

No site da empresa em que Braghetto é diretor-executivo, a firma é uma "prestadora de serviços de arbitragem, coordenação e supervisão de eventos".

OUTRO LADO

Braghetto disse que só saiu da decisão do Estadual depois de uma conversa com o presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, coronel Marcos Marinho.

"Eu não pedi o afastamento. Desde que recebi a escalação me preparei para a partida, mas o coronel Marinho me ligou e disse que era melhor não apitar para evitar problemas maiores", afirmou.

Mas ele não concorda que o fato de sua empresa prestar serviços ao Corinthians representasse um conflito de interesses.

"Não ganho dinheiro de ninguém. Presto serviços de assessoria de arbitragem e eventos. Um árbitro pode errar como já errei durante os 17 anos de carreira. Não quero colocar sub judice a conquista [do Campeonato Paulista]", continuou.

A FPF comunicou que um novo juiz foi definido em sorteio nesta sexta-feira: Guilherme Ceretta.

Nesta edição do Paulista, este seria o primeiro jogo do Corinthians que Braghetto apitaria.

Antes, ele comandou Mogi Mirim 1 x 0 São Paulo, XV 2 x 2 Ponte Preta, Santos 2 x 1 Mirassol, São Paulo 3 x 0 Linense, Mogi Mirim 2 x 2 Palmeiras, Atlético Sorocaba 2 x 2 Botafogo e Oeste 1 x 3 Palmeiras.

Robson Ventura - 23.abr.2011/Folhapress
O árbitro Rodrigo Braguetto durante jogo entre Santos e Ponte Preta no Paulista de 2011
O árbitro Rodrigo Braghetto durante jogo entre Santos e Ponte Preta no Paulista de 2011

Endereço da página:

Links no texto: