Folha de S. Paulo


Olimpia elimina Tigre e enfrenta o Fluminense nas quartas da Libertadores

O paraguaio Olimpia venceu o Tigre por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e se classificou às quartas de final da Libertadores para pegar o Fluminense.

O primeiro duelo acontecerá no próximo dia 22 de maio, no Rio. A volta será disputada no Paraguai, uma semana depois.

Os gols da partida desta noite foram marcados no segundo tempo. Aos 7min, Bareiro chutou de primeira para fazer 1 a 0. Doze minutos depois, o zagueiro Paparatto, contra, ampliou a vantagem da equipe paraguaia.

No jogo de ida, na Argentina, o Tigre havia superado o adversário por 2 a 1 e foi eliminado pelo saldo de gols.

Andrés Cristaldo /Efe
Fredy José Bareiro, jogador do Olimpia, celebra o gol diante do Tigre, durante a partida pelas oitavas de final da Libertadores
Fredy José Bareiro, jogador do Olimpia, celebra o gol diante do Tigre, durante a partida pelas oitavas de final da Libertadores

O JOGO

Com a necessidade da vitória, o Olimpia tentou superar o Tigre na jogada aérea em duas oportunidades. Logo aos 6min, Salgueiro deu um lindo drible na direita e cruzou para Ariosa cabecear para fora.

Depois, aos 27min, na melhor chance do time paraguaio, Bareiro finalizou à queima-roupa e o goleiro García evitou o gol com uma defesa no reflexo.

Fechada, a equipe argentina conseguiu sua primeira conclusão perigosa aos 37min, quando Leguizamón, também de cabeça, fez Martín Silva trabalhar.

O Olimpia foi mais perigoso e insinuante, mas teve dificuldades para superar a defesa adversária.

Na volta do intervalo, o técnico do time mandante, Ever Hugo Almeida, resolveu ser ousado. Colocou Ferreyra e Báez nos lugares de Alejandro Silva e Giménez.

As mudanças deram resultado. O Olimpia conseguiu invadir a área rival com maior velocidade. Aos 6min, Bareiro deu um toque por cima do goleiro García, porém Paparatto afastou para escanteio.

No minuto seguinte, o mesmo atacante não perdoou. Ele pegou de primeira na meia-lua e balançou as redes do Tigre. No lance, o goleiro do time argentino se machucou e foi substituído por Albil.

O resultado já classificava o Olimpia para as quartas de final, mas o zagueiro Paparatto deu mais uma força para o adversário.

Aos 19min, após bate e rebate na área, o defensor encostou a cabeça na bola e ela ultrapassou a linha fatal. O árbitro uruguaio Dario Ubriaco confirmou o tento.

O treinador Raúl Gorosito fez mais duas substituições para tentar deixar o Tigre mais ofensivo. Santander e Ftacla entraram no duelo.

Para segurar o resultado, Almeida trocou o meia-atacante Salgueiro pelo volante Caballero. O Tigre ameaçou uma pressão, mas não conseguiu tirar a vaga do Olimpia.

Jorge Adorno/Reuters
Gaston Angel Díaz (centro) e o goleiro Javier Hernan Garcia, ambos do Tigre, brigam pela bola com Eduardo Aranda do Olimpia, durante o jogo
Gaston Angel Díaz (centro) e o goleiro Javier Hernan Garcia, ambos do Tigre, brigam pela bola com Eduardo Aranda, do Olimpia, durante o jogo

Endereço da página:

Links no texto: