Folha de S. Paulo


Biografia de Djokovic é lançada no Brasil antes de edição na Sérvia

A primeira biografia completa de Novak Djokovic vai ser lançada primeiramente no Brasil, depois no país de origem do número um do tênis, porque a editora paulista Évora foi atrás de um jornalista esportivo sérvio que conhecesse bem o tenista para escrevê-la.

Divulgação
Capa de
Capa de "A Biografia de Novak Djokovic", de Blaza Popovic, ed. Évora, R$ 59,90, 588 págs.

"Por que a gente não podia tomar a iniciativa? Por que sempre temos que trabalhar como colonizados e esperar ser feito lá fora primeiro?", questiona Henrique Farinha, presidente da Évora, pai de tenistas e responsável pela iniciativa.

Depois de negociar com Blaza Popovic, Farinha procurou também Djokovic. O tenista declinou da proposta. No entanto, ele e a família aceitaram colaborar. Depois, leram e aprovaram a publicação do livro. Também cederam fotos à editora brasileira.

"Eles nunca disseram um 'não' sequer. Não é uma biografia oficial, mas é consentida", diz Farinha. "Não deram uma de Roberto Carlos [cantor que, na Justiça, conseguiu proibir a venda de sua biografia não-autorizada]".

O livro foi escrito em sérvio e traduzido para o português. Esta edição original será lançada nos próximos meses na Sérvia também. Traduções para inglês, russo e espanhol já estão sendo negociadas. A biografia em português sai com uma tiragem de 8.000 exemplares e o lançamento acontece na próxima sexta-feira (24).

A editora Évora também lançou no Brasil as biografias do tenista Roger Federer (que vai para a 18ª edição) e do jogador de futebol Lionel Messi (3ª edição).

Editora Évora/Divulgação
O tenista Novak Djokovic, em 2001, com a camisa do clube Partizan, de Belgrado, na Sérvia
O tenista Novak Djokovic, em 2001, com a camisa do clube Partizan, de Belgrado, na Sérvia

Endereço da página:

Links no texto: