Folha de S. Paulo


Com gol de brasileiro nos acréscimos, Porto vira contra o Benfica e fica perto do título

Com um gol do brasileiro Kelvin aos 46min do segundo tempo, o Porto conseguiu a virada sobre o Benfica por 2 a 1, em casa, no estádio do Dragão, e se aproximou do tricampeonato do Campeonato Português.

Com o resultado, a equipe chegou aos 75 pontos contra 74 do rival. Na última rodada, o Benfica recebe o Moreirense, vice-lanterna da competição, enquanto o Porto visita o Poços de Ferreira, terceiro colocado. Se vencer o adversário no próximo domingo, sagra-se campeão.

O Benfica fez o primeiro gol do jogo com o brasileiro Lima, aos 18min da etapa inicial. Sete minutos depois, o Porto alcançou o empate. O uruguaio Máxi Pereira marcou contra.

O clube da capital portuguesa só dependia de uma vitória neste sábado para levantar o troféu do Nacional. Agora terá que torcer contra seu arquirrival.

Na próxima quarta-feira, o Benfica disputará a decisão da Liga Europa contra o Chelsea, em Amsterdã, na Holanda. No dia 26 de maio, o time lisboeta decide a Copa de Portugal contra o Vitória de Guimarães.

Miguel Vidal/Reuters
Brasileiro Kelvin (direita), autor do gol, em bola divida com Roderick Miranda, durante a partida
Brasileiro Kelvin (direita), autor do gol, em bola divida com Roderick Miranda, durante a partida

O JOGO

Com a necessidade da vitória, o Porto começou melhor e com um esquema mais ofensivo para vencer o rival.

Os mandantes entraram no gramado do estádio do Dragão com uma formação 4-3-3, enquanto o adversário foi armado no 4-2-3-1.

Só que aos 18min, o atacante brasileiro Lima colocou o Benfica em vantagem. Depois de um bate e rebate na área, o atleta ficou livre para completar à meta defendida pelo compatriota Helton.

Sete minutos depois, o lateral esquerdo Alex Sandro serviu Varela na ponta. O atacante luso cruzou na área e o uruguaio Máxi Pereira desviou contra o próprio gol. O goleiro Artur não conseguiu fazer a defesa.

Após o empate, a partida ficou truncada e nervosa. No fim do primeiro tempo, os jogadores das duas equipes se estranharam e a confusão continuou depois do apito final. Porém, nada de mais grave ocorreu.

No segundo tempo, o Porto retornou mais insinuante do que o adversário. Varela infernizava pelo lado esquerdo, mas, em duas oportunidades, finalizou para fora.

Fora as escapadas do atacante português, o confronto era equilibrado. O técnico Jorge Jesus, do Benfica, trocou o meia argentino Gaitán pelo volante Roderick. O empate era um bom resultado para os visitantes.

Por contusão, o volante brasileiro Fernando, do Porto, cedeu seu lugar a Defour. No time lisboeta, Lima saiu para a entrada de Cardozo.

Na tentativa de chegar ao êxito, o treinador do Porto, Vítor Pereira, colocou os atacantes brasileiros Liedson e Kelvin, de 19 anos. Jesus respondeu com a entrada de Aimar na vaga de Gaitán.

Melhor para os mandantes. Aos 46min, Kelvin recebeu de Liedson e chutou cruzado para virar a partida no Dragão. Os torcedores foram à loucura e alguns invadiram o gramado. Enquanto o técnico do Porto comemorava a vitória que lhe dava a liderança na penúltima rodada do Nacional, Jesus caiu de joelhos com o título escapando do Benfica.


Endereço da página:

Links no texto: