Folha de S. Paulo


Campeão olímpico em Montréal-76, alemão anuncia candidatura para presidência do COI

Campeão olímpico de esgrima nos Jogos Olímpicos de Montréal-76, o alemão Thomas Bach, 59, se tornou nesta quinta-feira o primeiro candidato oficial à presidência do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Bach está no COI desde 1991 e é atualmente um dos vice-presidentes da organização, além de presidir o Comitê Olímpico Alemão. Mesmo antes de anunciar a candidatura, ele já era amplamente citado como um dos favoritos à presidência.

Atual ocupante do cargo, o belga Jacques Rogge não pode mais ser reconduzido. Seu sucessor será escolhido numa sessão do COI marcada para 10 de setembro em Buenos Aires, quando também será escolhida a sede da Olimpíada de 2020.

Frank Rumpenhorst/AFP
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Alemão, é um dos candidatos à presidência do COI
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Alemão, é um dos candidatos à presidência do COI

"Ontem [quarta-feira], informei pela primeira vez ao presidente do COI, Jacques Rogge, e então aos membros do COI sobre minha intenção de submeter minha candidatura à presidência do COI em junho", disse Bach nesta quinta-feira em Frankfurt, na Alemanha.

"Desde meus primeiros treinos como menino até me tornar campeão olímpico em Montréal e até minhas atuais tarefas como presidente da DOSB (Comitê Olímpico Alemão), dediquei grande parte da minha vida ao esporte olímpico", afirmou.

"Graças a uma ampla gama de incumbências que tive o privilégio de receber no movimento olímpico, estou humildemente ciente da magnitude da tarefa de um presidente do COI", afirmou Bach, que é fluente em várias línguas.

Advogado, Bach também é presidente da Câmara Ghorfa de Comércio e Indústria Árabe-Alemã. Além da experiência esportiva, ele salientou também o seu conhecimento administrativo e sua "experiência na liderança nos esportes nacionais e internacionais, economia, política, direito e sociedade".

Ele disse que apresentará planos específicos para seu eventual mandato depois de 10 de junho, quando termina o prazo para a inscrição de candidatos.

Outros possíveis candidatos à presidência do COI incluem Ser Miang (Cingapura), Richard Carrion (Porto Rico), Denis Oswald e René Fasel (ambos da Suíça).

Dos oito presidentes que o COI já teve, sete foram europeus.


Endereço da página: