Folha de S. Paulo


Fluminense vence Emelec e avança às quartas de final da Libertadores

O Fluminense venceu o Emelec por 2 a 0, nesta quarta-feira, e se classificou às quartas de final da Taça Libertadores. Os gols foram marcados por Fred, aos 28min do primeiro tempo, e por Carlinhos, aos 39min da etapa final. Na partida de ida, o clube carioca havia perdido por 2 a 1 no Equador.

A equipe tricolor vai enfrentar agora o vencedor entre Tigre e Olimpia. Na primeira partida, disputada na Argentina, o Tigre venceu por 2 a 1. O jogo de volta acontece no dia 16, em Assunção.

Após a derrota por 2 a 1 no Equador, o Flu entrou em campo pressionado em não sofrer nenhum gol e ainda ir para cima do adversário em busca do tento salvador.

A equipe da casa, porém, teve muitas dificuldades de sair jogando do campo defensivo para criar oportunidades à frente. O Emelec, por sua vez, se postou fechado na defesa e chegou a levar perigo em duas oportunidades.

No entanto, na primeira grande chegada do time da casa, saiu o gol. Aos 28min, Jean cobrou falta da meia esquerda. Fred subiu mais que a zaga equatoriana e cabeceou para baixo. A bola passou no meio das pernas do goleiro Dreer e morreu no fundo da rede.

Foi o gol de número 109 do atacante com a camisa do Flu em 165 partidas. Voltando de contusão, Fred foi colocado pelo técnico Abel Braga desde o início do duelo, apesar de não estar 100% fisicamente.

Após o gol, a torcida empurrou o Flu, que conseguiu ficar com a bola mais tempo à frente. O jogo ficou mais pegado, com faltas seguidas, principalmente do time visitante, o que gerou reclamações por parte dos jogadores brasileiros.

No segundo tempo, o Emelec se posicionou mais à frente e passou a pressionar a saída de bola rival, levando perigo à meta de Diego Cavalieri.

Com a partida mais equilibrada, restou ao clube carioca os contra-ataques, pouco aproveitados pelo setor ofensivo.

Percebendo o cansaço de seus atletas, Abel Braga trocou Thiago Neves, Bruno e Fred por Rhayner, Diguinho e Samuel respectivamente.

Apesar de ter trancado o time, a vida ficou mais fácil para o Flu, pois aos 31min o zagueiro Achelier foi expulso. Seis minutos depois, foi a vez do meio-campista Quiñónez levar o segundo amarelo, deixando o Emelec com nove em campo.

E aos 39min, com mais espaços em campo, o time carioca ampliou o marcador. Aos 39min, Samuel arrancou pelo meio e abriu na direita para Wellington Nem, que rolou para Rhayner na área, pela direita. O jogador cruzou para o meio e Carlinhos, livre, tocou para o gol.

A partida ficou dramática nos minutos finais, mas o Flu conseguiu segurar a bola na frente até o árbitro peruano Victor Carrillo apitar o final da partida, confirmando a classificação da equipe à próxima fase da competição sul-americana.


Endereço da página:

Links no texto: