Folha de S. Paulo


Brasileiros marcam, mas Chelsea cede empate e embola briga por Champions

O Chelsea contou com os gols dos brasileiros Oscar e Ramires, mas cedeu o empate por 2 a 2 para o Tottenham nesta quarta-feira, no estádio Stamford Bridge, em Londres, pelo Campeonato Inglês.

Com a igualdade, três times londrinos estão embolados na briga por duas vagas na Copa dos Campeões da Europa da próxima temporada.

O Chelsea é o terceiro colocado com 69 pontos, dois a mais do que o Arsenal (quarto lugar) e três à frente do Tottenham (quinto).

Apenas os quatro primeiros se classificam para o principal torneio de clubes da Europa. Faltam duas rodadas para o fim do Campeonato Inglês.

Os mandantes saíram na frente com um gol de Oscar, aos 10mim de jogo. Quinze minutos depois, Adebayor igualou o placar com um belo gol.

Ainda na etapa inicial, aos 39min, Ramires recolocou o Chelsea na frente, porém o Chelsea cedeu o empate aos 35min do segundo tempo. Sigurdsson saiu do banco para empatar a partida.

Eddie Keogh/Reuters
Ramires vibra muito após fazer gol no clássico contra o Tottenham
Ramires vibra muito após fazer gol no clássico contra o Tottenham

O JOGO

Armado no 4-2-3-1, o Chelsea começou melhor na partida apesar das variações do técnico espanhol Rafa Benítez.

Medalhões como Terry e Lampard ficaram no banco. Moses e Demba Ba, que costumam ser titulares, também iniciaram o duelo entre os suplentes.

Assim, o sistema ofensivo foi composto pelos meias Mata, Hazard e Oscar, além do atacante Fernando Torres. Os brasileiros David Luiz e Ramires formaram a dupla de volantes.

A superioridade do Chelsea sobre o 4-4-2 do Tottenham era tamanha, que aos 10min, Oscar marcou o primeiro gol do confronto.

Mata cobrou escanteio, o zagueiro Cahill desviou e o brasileiro completou de cabeça para a meta defendida por Lloris.

Destaque do Tottenham, o meia-atacante galês Gareth Bale pouco produziu na etapa inicial.

Os visitantes não ameaçavam até aos 25min, quando Adebayor percorreu de uma intermediária a outra, com liberdade, percebeu Cech adiantado e bateu colocado para marcar um golaço.

Porém, o que poderia representar uma reação do Tottenham, atiçou mais o Chelsea. Aos 39min, Torres achou Ramires livre na área. O volante brasileiro deu um toque de bico para finalizar no canto de Lloris e recolocar os mandantes em vantagem.

Na volta do intervalo, os comandados de Rafa Benítez continuaram superiores. Azpilicueta assustou em um chute de fora da área.

Hazard teve uma boa oportunidade para ampliar, mas foi fominha e isolou. Depois da falha, o belga compensou com um lindo toque de calcanhar para Mata. O espanhol puxou o contra-ataque com velocidade e acionou Ramires. O brasileiro escorregou na hora do chute e caiu de cara no gramado.

Atrás no placar, o treinador do Tottenham, Andre Villas-Boas, fez duas alterações. Sacou Lennon e Holtby para as entradas de Sigurdsson e Dempsey. No Chelsea, Benítez trocou o cansado Hazard por Moses.

As substituições deram certo para os visitantes. Aos 35min, Sigurdsson recebeu um passe de calcanhar de Adebayor, que estava impedido, e finalizou livre para empatar o jogo novamente.

Oscar ainda saiu para a entrada de Benayoun, porém o marcador não foi mais alterado.


Endereço da página:

Links no texto: