Folha de S. Paulo


Risco de nova queda traz trauma de mata-matas de volta ao São Paulo

A lua de mel do São Paulo com os mata-matas durou pouco, só sete confrontos.

Depois de vencer o título da Sul-Americana e encerrar um jejum de sete anos sem conquistas de torneios com jogos eliminatórios, o clube já volta a respirar os ares do trauma de decisões.

O time, que caiu na semifinal do Campeonato Paulista ante o Corinthians domingo nos pênaltis, corre risco de vivenciar seu segundo fracasso em apenas quatro dias.

A equipe precisa vencer o Atlético-MG, nesta quarta, em Belo Horizonte, por pelo menos dois gols de diferença (ou um tento, desde que com placar superior a 2 a 1) para não deixar também a Libertadores, nas oitavas de final.

"Claro que existe a cobrança. Todo mundo esperava a vitória [contra o Corinthians]. Mas ele sabe do jogo contra o Atlético-MG, que é hora de apoiar", disse o meia Jadson, sobre as conversas com o presidente Juvenal Juvêncio.

A eliminação no clássico foi a sétima consecutiva do São Paulo em mata-matas da fase semifinal do Paulista e restaurou velhos fantasmas.

Apesar de ter sido tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008, o clube ficou, de dezembro de 2005 --quando faturou o Mundial de Clubes-- até dezembro do ano passado, sem vencer nenhum torneio de jogos eliminatórios.

Jorge Araujo - 5.mai.2013/Folhapress
Luis Fabiano lamenta após perder pênalti contra o Corinthians
Luis Fabiano lamenta após perder pênalti contra o Corinthians

Foi nessa época que o São Paulo ganhou fama de um time ideal para os pontos corridos, por ter planejamento, mas dificuldade para lidar com partidas decisivas.

O trauma parecia ter sido apagado por Ney Franco, que conquistou a Sul-Americana depois de vencer cinco mata-matas consecutivos (Bahia, Liga de Loja, Universidad de Chile, Universidad Católica e Tigre), passou pelo Bolívar na fase preliminar da Libertadores e desbancou o Penapolense nas quartas do Paulista.

A volta dos fiascos em playoffs, com a possível eliminação ante o Atlético-MG, pode ter um efeito pesado sobre o futuro do São Paulo.

O próprio técnico voltou a ser questionado pela torcida.

O zagueiro Lúcio, expulso no jogo de ida do confronto com os mineiros, e o atacante Luis Fabiano, que ficou suspenso da Libertadores por quatro jogos e perdeu um pênalti contra o Corinthians, também estão na berlinda.

A reformulação do elenco são-paulino deve ter a chegada de pelo menos um lateral direito e outro esquerdo. A zaga e o ataque também podem receber mais reforços.

O atacante Silvinho, ex-Penapolense, foi até agora a única contratação feita pela diretoria do São Paulo para a sequência da temporada.


Endereço da página:

Links no texto: