Folha de S. Paulo


Após superar baixa autoestima, Mineirinho mira 1º lugar do ranking no Rio

O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, esperou um ano e meio para voltar a sentir a sensação de conquistar uma etapa do Circuito Mundial de surfe. Sua última conquista havia sido em outubro de 2011, em Peniche, Portugal. Mas a quebra da sequência teve um sabor mais do que especial.

No dia 1º de abril, Mineirinho ganhou a etapa de Bells Beach, na Austrália, um dos eventos mais tradicionais do surfe.

"Eu estou mais do que honrado de ter vencido uma etapa de 52 anos de tradição. É uma alegria enorme em conquistar o que eu queria tanto. Foi uma vitória incontestável", disse Mineirinho em entrevista à Folha.

A felicidade foi tanta que ele até quebrou o troféu na comemoração. O sino preso na estrutura caiu com a força do movimento. "Isso demonstra a vontade que eu estava de ganhar", afirmou o surfista, que pediu uma réplica do troféu, bem como faz em todos os torneios em que sai vitorioso.

Mas para vencer em Bells Beach, Mineirinho teve que superar não só nomes como Kelly Slater, Mick Fanning, ou o estreante Nat Young. Precisou bater também a falta de confiança por causa dos maus resultados no início da temporada. Em Gold Coast, na Austrália, a primeira etapa do Circuito Mundial, não passou da 25ª colocação.

"Eu estava numa baixo autoestima. Eu tinha me dedicado nas etapas, estava 100%, tirando boas notas, mas faltava sorte, acabei sendo eliminado cedo e isso me deixou abalado. Ainda bem que em Bells Beach toda a má sorte foi embora", afirmou o brasileiro, que conta com o apoio do Corinthians.

Com a vitória, Mineirinho pulou para o quarto lugar no ranking. A mira está agora na etapa do Rio, que acontece entre os dias 8 e 19 de maio. Se vencer, assumirá a ponta do ranking independentemente da colocação dos rivais.

Visando obter o máximo de performance no mês passado, Mineirinho viajou para a Indonésia, a "Disney do surfe", como ele define, por causa das boas ondas para a prática. Ficou por lá até o dia 26 e depois foi para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde priorizou os trabalhos físicos.

"Após essa vitória [em Bells Beach], eu vou chegar [ao Rio] com muito mais motivação para conseguir um bom resultado. Eu venci esse campeonato em 2011 e conheço o caminho das pedras. A minha meta é continuar o que venho fazendo e a cada etapa tentar surfar melhor", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: