Folha de S. Paulo


Botafogo bate Fluminense e conquista 20º título do Estadual do Rio

A vantagem do empate já era favorável ao Botafogo e, mesmo assim, o alvinegro venceu o Fluminense por 1 a 0, neste domingo, em Volta Redonda, e conquistou seu 20º título estadual. O time de Oswaldo de Oliveira já havia vencido a Taça Guanabara --primeiro turno-- e, com a conquista da Taça Rio, torna-se campeão antecipadamente do Estadual do Rio.

Desde 2010 o Botafogo não conquistava a competição. Em 2012, perdeu para o mesmo adversário deste domingo.

O Botafogo entrou completo e em boas condições físicas ao contrário do Flu, que chegou no sábado desgastado depois de uma viagem longa de Guayaquil para o Rio de Janeiro.

Rafael Marques abriu o placar para o time alvinegro no fim da primeira etapa. No segundo tempo, Seedorf ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti chutando no travessão.

Para o Fluminense, resta buscar a classificação na Libertadores. O time perdeu o jogo de ida para o Emelec por 2 a 1 e receberá a equipe equatoriana nesta quarta para tentar ir às quartas de final.

O Botafogo está de folga da Copa do Brasil e só entra em campo na próxima semana, diante do CRB de Alagoas, em casa. O jogo de ida terminou empatado em 0 a 0.

Satiro Sodre/Divulgação
Jogadores do Botafogo comemoram o título do Campeonato Carioca
Jogadores do Botafogo comemoram o título do Campeonato Carioca

O JOGO

O técnico Abel Braga decidiu poupar Rafael Sóbis, Gum e Fred --que já está 100% recuperado de lesão.

O Botafogo entrou com força máxima já que os atletas foram poupados no duelo contra o CRB no meio de semana.

A partida começou truncada. Os dois times marcavam forte e, por isso, os minutos iniciais foram marcados por muitas faltas.

Já que precisava da vitória, o time tricolor foi para cima, ficando mais tempo com a bola. O Botafogo tentava então aproveitar os contra-ataques para ficar mais tranquilo no jogo --a vantagem do empate já era do grupo de Oswaldo de Oliveira.

A oportunidade mais perigosa para o Flu foi um chute de Rhayner aos 31min, que obrigou Jefferson a mandar a bola para escanteio.

Mas quem aproveitou uma falha defensiva foi o Botafogo. Lucas arriscou de fora da área aos 40min, a bola desviou e Rafael Marques apareceu para abrir o placar no final do primeiro tempo. O atacante ainda teve um gol anulado.

Na etapa final, Oswaldo de Oliveira tirou Julio Cesar e colocou Lima em seu lugar.

O Botafogo mesmo com a vantagem foi para cima. Como o Flu precisava de dois gols, pressionou, o que deixou espaços para o adversário atacar.

Seedorf perdeu uma chance na cara do goleiro Diego Cavalieri.

Abel Braga promoveu duas alterações, colocou Felipe e Michael nos lugares de Edinho e Wellintgon Nem. No final do jogo, Rhayner saiu para a entrada de Samuel.

Vitinho ainda substituiu Rafael Marques no Botafogo, que recuou sua marcação no final do jogo.

Aos 35min, Digão puxou Bolívar dentro da área e o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou a penalidade máxima. Seedorf foi para a bola e chutou no travessão.

O Flu já não ameaçava o Botafogo, que teve mais oportunidades de aumentar o placar do que de levar um gol.

Aos 44min, Seedorf foi substituído por Lucas Zen.

Antes de começar a Série A do Campeonato Brasileiro, as duas equipes têm duelos importantes na Libertadores e também na Copa do Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: