Folha de S. Paulo


Fluminense toma gol no fim, perde e terá que vencer o Emelec no Rio

O Fluminense não começou bem a sua participação nas oitavas de final da Libertadores: a equipe perdeu por 2 a 1 para o Emelec, no Equador, nesta quinta-feira, pela partida de ida.

Com isso, o time carioca precisa de uma vitória por 1 a 0 ou por mais gols de diferença no jogo de volta, na quarta-feira, no Rio de Janeiro, para chegar às quartas de final. Um triunfo por 2 a 1 leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Caso Emelec faça dois gols, a equipe brasileira precisará vencer por dois tentos de vantagem.

Leandro Eusébio marcou contra aos 31min da primeira etapa, mas o meia Wagner acertou um belo chute no ângulo doze minutos depois e garantiu a igualdade no primeiro tempo. Porém, a vitória veio com Gaibor, de pênalti, aos 41min do segundo tempo.

O lance gerou muita reclamação por parte dos jogadores brasileiros. "Não tem o que explicar. Só ele viu o pênalti. O cara se jogou", disse o lateral Carlinhos, autor da suposta infração.

Antes da partida de volta, porém, o Flu enfrenta o Botafogo pela final da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. O time de Abel precisa vencer para impedir que o rival, que foi campeão do primeiro turno, comemore o título carioca neste fim de semana.

O JOGO

O Emelec começou pressionando e mandou uma bola no travessão aos 2min, com Mondaíni. Quatro minutos depois, ele acertou o poste novamente ao tentar cruzar. Porém, o Flu equilibrou a partida e passou a ficar com a posse da bola no ataque.

Aos 23min, Wagner cobrou uma falta perigosíssima, obrigando o goleiro Dreer a uma ótima defesa. Quando o time brasileiro era melhor, o lateral Vera cruzou e Leandro Eusébio, ao tentar cortar, marcou contra, aos 31min.

O Fluminense, porém, mesmo sem ter procurado muito o empate depois que tomou o gol, conseguiu o 1 a 1 ainda na primeira etapa. Aos 43min, Wagner mandou um pelotaço no ângulo esquerdo de Dreer e garantiu o empate na primeira etapa.

A primeira chance do segundo tempo foi do Flu. Aos 6min, Wagner cobrou escanteio no primeiro pau e Carlinhos desviou, com muito perigo, para o canto esquerdo. A resposta do Emelec veio aos 19min, com um chute de De Jesus, no qual Cavalieri, com insuspeita agilidade, pulou no canto direito e colocou para escanteio

Depois disso, mesmo com domínio territorial, o Flu não foi capaz de assustar o rival. Parecia que faltava esmero no último passe. Isso faria falta, pois o Emelec começou a se soltar. Aos 37min, Gaibor lançou Mondaíni, que, de dentro da área, chutou em cima de Cavalieri, que fez ótima defesa.

Com 39min, o juiz colombiano Wilmar Rondán assinalou um pênalti discutível de Carlinhos em Mondaíni. Aos 41min, Gaibor mandou no canto esquerdo e Cavalieri não alcançou. O Flu bem que tentou pressionar, mas não conseguiu o gol de empate.


Endereço da página:

Links no texto: