Folha de S. Paulo


Com um jogador a menos, Grêmio vence Santa Fé e fica a um empate da vaga

O Grêmio superou o Santa Fé nesta quarta-feira por 2 a 1 em jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Essa vitória deixa a equipe brasileira com a vantagem do empate no duelo de volta, em Bogotá, no dia 16.

Já se balançar a rede, pelo menos, duas vezes no jogo na Colômbia, o time tricolor poderá até perder por dois gols de diferença. Se tomar 2 a 1, a decisão vai para os pênaltis.

O Grêmio deve viajar para a cidade já no início da próxima semana para se ambientar com a altitude de 2.640 metros.

Em sua arena, o time brasileiro não contou com o técnico Vanderlei Luxemburgo na beira do gramado. Ele cumpre suspensão pegou seis jogos de suspensão devido aos incidentes ocorridos na partida entre a equipe gaúcha e o Huachipato, do Chile, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.

Vargas abriu o placar para o Grêmio.

No segundo tempo, Cris cometeu pênalti em Cuero, levou seu segundo cartão amarelo e foi expulso. Esta foi a segunda vez que o zagueiro recebeu o vermelho na competição. A primeira ocorreu diante do Fluminense, na fase de grupos.

Com um jogador a menos, o Grêmio ainda conseguiu fazer o segundo gol. Aos 35min da etapa final, Fernando acertou um chute de fora da área.

O JOGO

O Grêmio contou com a volta de Elano e Cris. O meia recuperou-se de lesão e o zagueiro cumpriu suspensão automática na última partida contra o Huachipato.

A equipe da casa pressionou o adversário nos primeiros minutos. As principais jogadas foram criadas pelo lado esquerdo do ataque. Barcos e Vargas apareciam para fazer o pivô sempre que necessário.

Aos 10min, Elano tentou cruzamento pela esquerda e a bola explodiu na trave. Depois disso, só deu Grêmio.

O time do Santa Fé entrava duro nas jogadas. Só no primeiro tempo, o árbitro Patricio Loustau distribuiu cinco cartões amarelos: três para os visitantes e dois para os brasileiros.

Aos 29min, o Grêmio conseguiu abrir o placar. Em contra-ataque, Alex Telles recebeu na esquerda e cruzou para que Vargas, que nem precisou sair do chão para cabecear para o gol.

Com a desvantagem, o Santa Fé saiu para o jogo. A primeira bola que Dida pegou foi aos 33min.

O grupo colombiano até teve mais posse de bola até o final do primeiro tempo, porém, não levou perigo para a defesa gremista.

A segunda etapa não começou bem para o Grêmio. Aos 7min, Cris cometeu pênalti em Cuero e recebeu o segundo cartão amarelo. Então, o zagueiro levou seu segundo cartão vermelho na Libertadores.

O camisa 10 colombiano Pérez cobrou bem a penalidade máxima e igualou o placar.

Roger Machado, auxiliar técnico que substituiu Vanderlei Luxemburgo na beira do gramado, colocou o zagueiro Gabriel no lugar de Elano.

Mesmo com um jogador a menos, o Grêmio não ficou atrás. Apesar de deixar sua defesa exposta, a equipe brasileira tentou criar oportunidades para fazer o segundo gol. Em uma delas, aos 25min, Fernando cobrou escanteio e Barcos cabeceou perto da meta colombiana.

A segunda substituição no Grêmio foi no meio de campo. Guilherme Biteco substituiu Alex Telles. Com a alteração, André Santos foi para a lateral esquerda.

O Santa Fé não teve nenhuma chance clara de gol, mas fechou sua defesa e tentou investir no contra-ataque.

Com raça, Fernando colocou a equipe gremista à frente do placar pela segunda vez. Aos 35min, o volante arriscou de fora da área e colocou a bola no fundo das redes.

Kléber ainda entrou no lugar de Barcos nos minutos finais do jogo, quando o Santa Fé fez pressão, mas o Grêmio conseguiu segurar a vantagem.


Endereço da página:

Links no texto: