Folha de S. Paulo


Brasileiros dominam clubes das finais da Champions de futsal

Começa nesta sexta-feira a fase final da Taça Uefa de futsal, correspondente à Copa dos Campeões do futebol de campo. Na semifinais, em Tbilisi, na Geórgia, enfrentam-se Barcelona (Espanha) x Kairat (Cazaquistão) e Ibéria Star (time da casa) x Dínamo (Rússia). A final é domingo.

Os brasileiros são maioria (55%) em número de inscritos na decisão do mais importante torneio da Europa. Ao todo são 31 jogadores e um técnico nas semis. Muitos deles, no entanto, já naturalizados por outros países.

No elenco do Barça, atual campeão da Taça Uefa, são seis os jogadores nascidos no Brasil: Wilde, Igor, Gabriel e Ari, além de Fernandão (naturalizado espanhol) e Saad (jogador da seleção italiana).

Os catalães enfrentam o clube com mais brasileiros nesta fase. O Kairat, de Almaty, capital do Cazaquistão, tem Higuita, Henrique Elgart, Euler, Leo Santana, Fumaça (naturalizado georgiano), Leo, Alexandre Moraes, Juan e Betão, além do técnico Cacau, ex-jogador da equipe.

"Este clube é como uma família para mim, e tento passar essa mensagem a todos os nossos jogadores brasileiros", afirmou Cacau em entrevista coletiva antes da semifinal contra o Barcelona.

"Sei bem a responsabilidade que tenho nos ombros, mas estou pronto. Estou certo que vamos estar à altura e sermos representantes dignos não só do Kairat mas de todo o Cazaquistão", completou o treinador brasileiro.

Já o técnico do Barça, Marc Carmona, destacou o desempenho do time nos últimos anos. Nesta temporada o clube catalão já está na final da Copa do Rei, terminou em primeiro lugar --com duas rodadas de antecedência-- a fase de classificação do Espanhol é a atual campeã da Copa da Espanha.

"Nos últimos dois anos e meio a equipe já conseguiu muita coisa e agora tem a oportunidade de vencer a segunda Taça Uefa consecutiva", disse o treinador espanhol.

Do outra lado da chave, o time moscovita do Dínamo possui oito brasileiros em seu elenco: Romulo, Nando, Dieguinho, Tatu e Fernandinho, além de Cirilo, Gustavo e Pula, estes três atletas da seleção russa, pois possuem dupla cidadania. O Dínamo ganhou a Taça Uefa em 2007 e foi vice ano passado, ao perder a final para o Barça.

Os donos da casa, o Iberia Star, de Tbilissi, tem oito brasileiros: Célio, Fuste, Lúcio (naturalizado belga), Fabinho, Rafa, Augusto, Marcel Ribeiro e Kumano.

Esta é a 12ª edição da Taça Uefa e o Playas de Castellón, da Espanha, é o único bicampeão consecutivo até o momento (2002 e 2003), feito que o Barcelona pode alcançar neste fim de semana. O Interviú, também da Espanha, é o único tricampeão (2004, 2006 e 2009).


Endereço da página:

Links no texto: