Folha de S. Paulo


Manchester dá a Giggs 13º título e o iguala ao Arsenal

Em 23 anos de carreira, Ryan Giggs, 39, conquistou o mesmo número de títulos ingleses do Arsenal, o terceiro maior vencedor da história do país que criou o futebol.

A 13ª conquista do meia, sempre com o Manchester United e o técnico Alex Ferguson, foi selada ontem, com a vitória por 3 a 0 sobre o Aston Villa, em Old Trafford.

A equipe de Giggs foi a 84 pontos, 16 a mais que o Manchester City, segundo colocado, que já não pode mais tirar essa diferença nas cinco partidas que irá disputar.

Peter Powell/Efe
Ryan Giggs, coberto em um pano vermelho, festeja o título do Manchester United
Ryan Giggs, coberto em um pano vermelho, festeja o título do Manchester United

Profissional desde 1990, o galês só tem menos títulos ingleses que dois clubes: o próprio Manchester United, 20 vezes campeão nacional (só sete sem o meia), e o Liverpool, dono de 18 conquistas.

O 13º troféu de Giggs teve como protagonista o holandês Robin van Persie, maior contratação da temporada, que curiosamente trocou o Arsenal pelos "Diabos Vermelhos" em busca das taças que não conseguia em Londres.

"Estou um pouco feliz, mas é estranho. Tive que esperar muito tempo por meu primeiro título. É uma grande sensação", afirmou, alfinetando seu antigo clube, que, em 127 anos de história ganhou tanto quanto o mais vencedor companheiro de time do centroavante e astro holandês.

Artilheiro do Inglês com 22 gols, Van Persie marcou os três da vitória que valeu o troféu. E dois desses tentos nasceram de passes de Giggs.

Logo no segundo minuto da partida, o camisa 11 ajeitou um cruzamento vindo da direita para o holandês apenas empurrar para o gol.

O segundo, sem a participação do galês, foi uma obra de arte. Rooney, atuando como volante, pegou a bola no meio de campo e fez o lançamento. Van Persie, sem deixar a bola cair na grama, acertou um belo e preciso chute.

"Foi o gol do século para mim, uma maravilha", definiu o também multicampeão com o Manchester Ferguson.

Ainda antes do intervalo, Giggs, no alto de sua veteranice, foi lançado, ganhou em velocidade e rolou para o artilheiro do Inglês marcar.

Tinha que ser assim, com seu mais antigo e mais recente ídolo, o Manchester voltou a ser campeão nacional.


Endereço da página:

Links no texto: