Folha de S. Paulo


Corinthians vence, fica em 5º lugar e enfrenta a Ponte Preta nas quartas

Com gols de Danilo e Alexandre Pato, o Corinthians venceu o Atlético Sorocaba por 2 a 0, neste domingo, no Pacaembu, e vai enfrentar a Ponte Preta, em jogo único, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. A partida será realizada em Campinas.

A federação deve divulgar o calendário das quartas de final nesta segunda-feira.

O clube de Parque São Jorge terminou a fase de classificação da competição no quinto lugar. Já livre do rebaixamento, o Atlético Sorocaba encerra a sua participação no Paulista na 14ª colocação, com 19 pontos.

Julia Chequer/Folhapress
Sob a marcação de Carlinhos, Alessandro toca a bola durante a vitória do Corinthians sobre o Atlético Sorocaba
Sob a marcação de Carlinhos, Alessandro toca a bola durante a vitória do Corinthians sobre o Atlético Sorocaba

As 24.044 pessoas que estiveram no Pacaembu presenciaram a sexta vitória da equipe corintiana pela competição atuando em casa.

Com um futebol preguiçoso em boa parte da partida, o Corinthians viveu de lampejos individuais de seus atletas. Graças às jogadas individuais de Guerrero e Paulinho, que serviram Danilo e Alexandre Pato, respectivamente, para anotarem os tentos.

O JOGO

O Tite escalou força máxima para o jogo. Pensando na Libertadores, o técnico testou uma formação mais ofensiva, e pela primeira vez pôs em campo desde o início o trio Pato, Emerson e Guerrero no ataque.

No gol, Tite escolheu Danilo Fernandes como titular. Júlio César não foi relacionado nem para o banco de reservas. No banco ficou Matheus Vidotto, goleiro que chegou a ser convocado pela seleção brasileira para o amistoso contra a Bolívia.

Apesar do time titular e do trio ofensivo, o desempenho do clube alvinegro nos primeiros minutos mostrou um futebol mediano e preguiçoso, com pouca iniciativa ofensiva.

As raras jogadas corintianas saíram pelos lados, graças aos laterais Alessandro e Fábio Santos, mais efetivos no apoio ao ataque. No entanto, os cruzamentos pouco ameaçaram a meta de Felipe Alves.

Por sua vez, o time de Sorocaba procurou fazer a marcação no meio de campo e ofereceu poucos espaços para o rival. Porém, os comandados de Vagner Benazzi pouco arriscaram no setor ofensivo, e apenas em um chute de fora da área, se aproximaram da meta corintiana.

Apesar do primeiro tempo modorrento, o Corinthians conseguiu abrir o placar aos 34min, em uma rara jogada individual de seu ataque. Guerrero partiu pela esquerda, passou por dois marcadores, invadiu a área e rolou para o meio. Livre, Danilo dominou e tocou na saída do goleiro.

Sem fazer força, o Corinthians chegou ao segundo gol no final da primeira etapa. Aos 45min, Paulinho recebeu um passe dentro da área, ganhou da marcação e chutou. A bola bateu na trave esquerda e sobrou para Alexandre Pato, na pequena área, livre. O camisa 7 só teve o trabalho de empurrar para dentro das redes.

Após o intervalo, o jogo seguiu no mesmo ritmo. O Atlético Sorocaba ainda tentou agredir o rival e chegou a ameaçar em alguns cruzamentos. Já o Corinthians procurou segurar mais a bola e a atacar somente quando encontrasse buracos na zaga do oponente.

Com o resultado garantido, Tite resolveu poupar alguns de seus principais homens de frente. Saíram Pato, Danilo e Emerson e entraram Romarinho, Jorge Henrique e Douglas, respectivamente.

A partida continuou em um ritmo morno, com o Corinthians procurando poupar energias para a sequência das competições no ano, enquanto o Sorocaba pouco perigo ofereceu. A partida terminou com a torcida corintiana aplaudindo o desempenho de seus atletas, que encaram agora um novo desafio, a Ponte Preta, fora de casa.


Endereço da página:

Links no texto: