Folha de S. Paulo


Fifa estuda dar mais uma vaga na Copa de 2018 à Concacaf, diz Blatter

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, declarou, nesta quinta-feira, que a entidade cogita conceder uma quarta vaga direta para a Concacaf para os próximos mundiais. O dirigente disse ainda que a decisão sobre o tema acontecerá antes da Copa do Mundo de 2014.

"A possibilidade de que pela Concacaf classifiquem quatro seleções para um Mundial, e não três, de forma direta como é atualmente --com a possibilidade de um quarto representante via repescagem--, será debatida nos próximos meses", assegurou Blatter, durante o 28º Congresso Ordinário da Concacaf, que acontece no Panamá.

"É um assunto que queremos solucionar antes da Copa de 2014 porque devemos saber como será em relação à próxima Copa [da Rússia, em 2018]", acrescentou.

Rodrigo Arangua/AFP
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante conferência de imprensa no Panamá
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante conferência de imprensa no Panamá

Atualmente, três seleções da Concacaf se classificam para o Mundial e o quarto mais bem colocado disputa uma repescagem contra uma seleção de outra parte do mundo --para o Mundial no Brasil, o quarto representante da Concacaf duela com o quinto melhor da América do Sul.

Mas apesar de Blatter ter dito que a questão será analisada, o dirigente máximo da Fifa reconheceu a dificuldade de que a Concacaf obtenha uma quarta vaga direta, dado que em outras zonas, como o caso da Oceania, não possui sequer uma vaga garantida. Neste caso, o melhor da Oceania enfrenta um representante da Ásia para tentar ir à próxima Copa.

"A Oceania ainda não tem acesso direto ao Mundial. Tem que jogar sempre contra outras federações para se qualificar, mas veremos, não podemos prever os resultados", completou Blatter.


Endereço da página:

Links no texto: