Folha de S. Paulo


Caixa diz ao Ministério Público que liberação de empréstimo para Itaquerão está em estudo

A Caixa Econômica Federal informou ao Ministério Público Federal na última terça-feira (16) que a eventual operação de crédito para viabilizar o empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção do estádio do Corinthians em Itaquera ainda está em fase de avaliação preliminar.

"Os estudos relativos à eventual operação afeta à construção da Arena de São Paulo encontram-se em fase de avaliação interna inicial, ainda não conclusiva, sob os aspectos técnicos [jurídico, engenharia, etc], bem como em relação aos seus aspectos econômico-financeiros, não havendo, neste momento, definição quanto à proposta de empréstimo que permita um maior detalhamento da operação pretendida, sendo certo que não há previsão de celebração de contrato nem liberação de valores", diz um trecho do documento.

O Ministério Público Federal requisitou na sexta-feira passada à Caixa informações a respeito da negociação do banco para ser o repassador do empréstimo do BNDES para a construção do Itaquerão.

O pedido tem como base a reportagem publicada na última sexta-feira pela Folha, na qual mostra que o Corinthians e a Odebrecht estão trocando o Banco do Brasil pela Caixa para destravar o empréstimo de R$ 400 milhões para ajudar na construção do Itaquerão. O estádio, que não estará na Copa das Confederações, em junho, receberá a abertura da Copa-2014.

A Caixa também informou que já designou um servidor que ficará responsável por qualquer informações e esclarecimentos à Promotoria relativos acerca da operação de crédito de financiamento da construção do Itaquerão.

O Ministério Público Federal também encaminhou ofício ao Ministro do Esporte indagando acerca das medidas adotadas para garantir o cumprimento integral da decisão da diretoria do BNDES, especialmente sobre as garantias do financiamento.


Endereço da página:

Links no texto: