Folha de S. Paulo


Palmeiras mira caminho menos árduo e fuga do Corinthians

Embora dependa também de uma boa dose de sorte, o Palmeiras quer vencer a todo custo Sporting Cristal, às 19h45, no Peru, para ratificar o primeiro lugar do grupo na Libertadores e, assim, evitar um duro confronto já nas oitavas de final, com o arquirrival e atual campeão do torneio, Corinthians.

Um empate com a já eliminada equipe peruana ameaça a liderança do time alviverde, já classificado com nove pontos, porque o segundo colocado Libertad (oito) é o favorito no duelo com os argentinos do Tigre (seis) na partida que ocorre no mesmo horário no Paraguai.

Além de poder fazer o segundo jogo do mata-mata em casa, o primeiro lugar tira a possibilidade de confronto antecipado com os corintianos, líderes de seu grupo, e com outro provável primeiro colocado na chave de Fluminense e Grêmio, que também fazem seus jogos hoje.

Julia Chequer/Folhapress
Souza chuta a bola durante o treino do Palmeiras no CT
Souza chuta a bola durante o treino do Palmeiras no CT

"A gente pensa em terminar em primeiro porque o melhor é decidir em casa e, se for possível, não pegar um time brasileiro agora, porque é sempre mais difícil. Mas, se por acaso tivermos de enfrentar, estamos preparados", destacou o volante Souza.

Apesar da importância da vitória hoje, o técnico Gilson Kleina decidiu poupar o zagueiro Henrique e o atacante Vinícius porque estão pendurados com dois cartões amarelos. Para a fase mata-mata, as punições serão zeradas.

Expulso na vitória por 1 a 0 sobre o Libertad, na semana passada, o volante Wesley desfalca o time ao lado de Valdivia, Patrick Vieira, Kléber (lesionados), Leandro, Léo Gago, Rondinelly e André Luiz (não inscritos).

A novidade é o retorno do zagueiro Vilson, que cumpriu suspensão nos últimos dois jogos e atua ao lado de Maurício Ramos, e do atacante Maikon Leite, recuperado de lesão no tornozelo e que começa o jogo no banco.

Com Ronny no lugar de Wesley e Caio na vaga de Vinícius, Kleina deve manter a formação no meio-campo com Márcio Araújo, Charles, Souza e Juninho, que funcionou no último jogo contra os paraguaios no Pacaembu.

Embora jogue longe da torcida, o time aposta na entrega que embalou os palmeirenses nas últimas cinco vitórias consecutivas para repetir o resultado da estreia --2 a 1 sobre o Sporting, em casa.

Caso vença, o Palmeiras terminará a primeira fase com uma campanha melhor do que nas últimas três participações na Libertadores (2009, 2006 e 2005). Só não irá superar 2001, quando acabou invicto com 16 pontos --cinco vitórias e um empate.

Além de já estar desclassificado, o Sporting foca agora o Campeonato Peruano, o qual lidera com os mesmos 17 pontos de Real Garcilaso, que avançou na Libertadores, e Alianza Lima. O time joga sem dois titulares na defesa: Álvarez, que está suspenso, e Quina, machucado.

NA TV
Sporting x Palmeiras
19h45
Fox Sports


Endereço da página:

Links no texto: