Folha de S. Paulo


Eventos-testes ignoram lanchonetes do Maracanã

O governo do Estado do Rio vai empurrar para a Fifa a tarefa de testar lanchonetes e bares do Maracanã.

Não há previsão de oferta de serviços de bebida e alimentação para os torcedores nos dois primeiros eventos-testes do estádio, no próximo dia 27 e em 15 de maio.

Segundo o governo, dono do Maracanã, bares e lanchonetes só devem operar no amistoso entre as seleções de Brasil e Inglaterra, em 2 de junho. À esta altura, a arena já estará sob gestão da Fifa.

A entidade que comanda o futebol mundial vai assumir o estádio no dia 24 de maio e continuará no controle até a decisão da Copa das Confederações, em 30 de junho.

Depois da competição, o estádio já deverá estar sob administração de um dos consórcios que o disputam. Os dois primeiros testes, portanto, ficaram numa zona cinzenta. Foram esquecidos.

"O evento-teste do dia 27 terá como público, além de convidados, os operários da obra e os seus familiares. Serão cerca de 19 mil pessoas. Na ocasião, o consórcio construtor vai oferecer lanches", informou o governo estadual.

"Em relação ao segundo evento-teste, previsto para 15 de maio, ainda não há uma previsão em relação às operações de serviços de bar", concluiu, em nota.

A partida do dia 27, que marcará a entrega da reforma da arena, será um amistoso entre amigos dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo. Os dois atuam no comitê organizador da Copa do Mundo de 2014.

O evento contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, que deve dar o pontapé inicial da partida.

No dia 15 de maio, o estádio já operará para um público de 38 mil pessoas, metade da capacidade que terá após a reforma. Ainda não está definida qual será a partida.

Segundo a Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), 95% das obras estão prontas.

A Folha teve acesso ao estádio no início da semana.

Campo, vestiários e salas de aquecimento já estão praticamente prontos.

Porém existem setores ainda passando por obras pesadas, como os túneis e toda a área externa. Nos próximos dias, diz a Emop, serão testados sistemas de som e de iluminação e os quatro telões, que já foram instalados.

SEM ÁGUA E COMIDA

Problemas na operação de bares e lanchonetes já causaram transtornos em pelo menos uma das novas arenas para a Copa das Confederações e a Copa de 2014: o Mineirão.
Faltaram alimentos nas lanchonetes e até água nos bebedouros, causando aglomerações e tumulto.

No caso mineiro, porém, a administração do estádio já estava com sua concessionária, Minas Arena. O governo estadual aplicou multa de R$ 1 milhão à empresa, que recorreu duas vezes e perdeu.


Endereço da página:

Links no texto: