Folha de S. Paulo


Após fama por 10 a 0, Naviraiense é recebido com festa ao eliminar a Portuguesa

Depois de ser goleado por 10 a 0 pelo Santos na Copa do Brasil-2010, o Naviraiense (MS) conseguiu um dos maiores feitos de sua curta história ao eliminar a Portuguesa da competição nacional com um empate por 1 a 1, no Canindé, na noite da última terça-feira.

Na ida, em Naviraí (cidade localizada a 355 km da capital Campo Grande), as equipes empataram por 0 a 0. O time do Mato Grosso do Sul avançou à segunda fase por causa do gol feito como visitante.

A façanha foi comemorada com uma recepção calorosa nesta quarta-feira. Uma carreata foi organizada para celebrar o retorno da delegação ao município de 46 mil habitantes.

O prefeito de Naviraí, Leandro Peres de Matos, viajou a São Paulo. Ele também é o presidente da torcida organizada.

O mandatário do clube, Diomedes Cerri, disse que o Naviraiense aprendeu com os erros do passado. Esta é a terceira participação consecutiva da equipe na Copa do Brasil. Nas duas edições anteriores, o time sucumbiu na primeira fase. Porém, nunca foi eliminado no jogo de ida.

O dirigente ainda falou que tirou algo de positivo na goleada sofrida diante do Santos, campeão do torneio em 2010.

"Costumo dizer que a cada dia temos um aprendizado. A goleada de 10 a 0 fez com o Naviraiense fosse conhecido mundialmente. Os cidadãos perceberam que o placar elástico deu visibilidade", disse em entrevista à Folha por telefone.

"De 2010 para cá, estamos contratando jogadores de cidades e estados próximos. O próprio Paulo Sérgio [autor do gol contra a Portuguesa] veio nesta temporada", continuou.

Cerri afirmou que dará uma bonificação aos atletas e à comissão técnica pela classificação. "Não será algo muito grandioso", admitiu o cartola. Segundo o presidente, a folha salarial do clube é de R$ 100 mil.

Agora, o Naviraiense volta as suas atenções ao Estadual. Campeã em 2009, a equipe está na semifinal da atual edição e recebe o Itaporã no próximo domingo.

No último sábado, venceu o adversário por 1 a 0, fora de casa, e avançará à quinta decisão seguida do torneio mesmo que perca pelo mesmo placar.

Se conseguir a classificação, o Naviraiense garante sua participação na Copa do Brasil-2014. Caso seja campeão, disputará a Série D do Campeonato Brasileiro.

Na Copa do Brasil deste ano, seu próximo adversário será o Paysandu.

Ricardo Nogueira-10.mar.2010/Folhapress
Torcedores santistas fotografam placar histórico contra o Naviraiense, em 2010
Torcedores santistas fotografam placar histórico contra o Naviraiense, em 2010

Endereço da página: