Folha de S. Paulo


Donos de cadeiras perpétuas no Maracanã não terão acesso ao estádio durante Copa

Os proprietários de cadeiras cativas e perpétuas do estádio do Maracanã, no Rio, não terão direito a acesso exclusivo ao estádio durante a Copa das Confederações, em junho, e da Copa do Mundo, em 2014.

A informação foi dada na manhã desta quarta-feira pelo secretário estadual da Casa Civil, Regis Fichtner, durante coletiva de imprensa para detalhar onde estarão dispostas as cadeiras no estádio após a conclusão de sua reforma.

De acordo com o secretário, há atualmente 4.968 cadeiras cativas cadastradas para o Maracanã, muitas das quais adquiridas durante as décadas de 1950 e 1960. O Governo do Estado do Rio usará um programa de computador que sorteará a nova localização dos assentos.

A ideia é que cadeiras de um mesmo proprietário fiquem agrupadas. Antigamente, parte dos assentos ficava nos setores inferiores da arquibancada, e mais próximos do campo de jogo, e outra parte no setor superior. Na disposição nova, as cadeiras ficarão todas na parte alta do estádio.

ACESSO AO ESTÁDIO

Fichtner disse que o direito a entrar no estádio não será assegurado durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo por uma exigência da Fifa, a federação internacional de futebol.

Em 2007, quando da realização dos Jogos Pan-americanos no Rio, os proprietários receberam ingressos como forma de compensação pela perda dos assentos exclusivos. De acordo com o secretário, essa foi uma concessão da organização do Pan, a Odepa (Organização Desportiva Pan-americana).

A Fifa, informou, não concederá esse benefício. Inclusive, disse ele, os assentos cativos e perpétuos não estarão instalados fisicamente no estádio durante os dois eventos. A área será destinada à imprensa e as cadeiras terão outro formato, com uma pequena mesa, de acordo com o padrão estabelecido pela federação de futebol.

"A Odepa optou por permitir as cadeiras cativas, mas em um evento Fifa, que tem uma procura muito maior, não é possível reservar quase 5 mil lugares exclusivos", disse.

Questionado sobre direito adquirido das pessoas que compraram cadeiras no passado, Fichtner disse não acreditar que ele exista. Esse direito, explicou, seria só para "quando o estádio está sob administração do Governo do Estado". "Durante a Copa, a Fifa fica responsável pela administração do Maracanã", explicou.

Sobre a possibilidade de uma enxurrada de processos na Justiça contra a decisão, Fichtner disse que o governo resolverá a questão nos tribunais competentes.

Em eventos não relacionados ao futebol, como shows, por exemplo, não ficou claro se os proprietários terão seus assentos garantidos. A decisão ficará a cargo do concessionário que for administrar o estádio.

SORTEIO

Para fazer parte do sorteio, os proprietários terão que se inscrever em um site que entrará no ar na próxima sexta-feira. Segundo Fichtner, lá estarão todas as informações para o recadastramento das cadeiras. Os proprietários terão que ter em mãos os documentos referentes à propriedade do título.

Haverá um dia para que os documentos sejam apresentados pessoalmente. Essa etapa poderá ser feita por meio de procuração registrada em cartório. O dia do sorteio ainda não está definido. A PUC-Rio será responsável por auditar o resultado.


Endereço da página:

Links no texto: