Folha de S. Paulo


Bruno Senna vence primeira etapa do Mundial de Endurance, na Inglaterra

O trio formado por Bruno Senna, pelo alemão Stefan Mücke e pelo inglês Darren Turner venceu as 6 horas de Silverstone, na Inglaterra, pela categoria GTE Pro, na etapa de abertura do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

O Vantage V8, da equipe Aston Martin, largou na pole, liderou do início ao fim e ainda estabeleceu a volta mais rápida da categoria. O trio completou a prova depois de 171 voltas, uma a mais que o segundo colocado, a Ferrari F458 do japonês Kamui Kobayashi e do finlandês Toni Vilander.

Senna foi encarregado do terceiro turno de pilotagem --Mücke largou e depois cedeu o cockpit a Turner. O piloto brasileiro recebeu o carro na ponta e manteve a posição, apesar da chuva que caiu brevemente assim que assumiu o volante.

"Dei oito voltas na chuva sem praticamente nenhuma experiência anterior com esse carro, mas felizmente ela parou logo. A equipe fez um ótimo trabalho e merecemos esta vitória. Queremos ganhar o campeonato e começar assim foi um grande resultado", declarou Senna.

A próxima etapa do Mundial de Endurance será no dia 4 de maio em Spa (Bélgica), palco de novo desafio de seis horas.

Na categoria LMP2, o brasileiro Antonio Pizzonia, que corre com o Oreca-Nissan, ao lado dos ingleses James Walker e Tor Graves, conquistou a vitória. Nos protótipos da classe LMP1, a vitória ficou com o escocês Alan McNish, o dinamarquês Tom Kristensen e o francês Loic Duval Audi R18.

O Mundial de Endurance (WEC) é formado por corridas de resistência --de longa duração--, com carros protótipos (construídos especificamente para a disputa), que correm pela categoria LMP1 e LMP2 (Le Mans Pro 1 e 2), e pela GTE (Gran Turismo Endurance), que é a de carros de turismo (modelos de rua) adaptados.


Endereço da página:

Links no texto: