Folha de S. Paulo


Bruno Senna larga na pole na estreia do Mundial de Endurance, na Inglaterra

O trio formado por Bruno Senna, pelo alemão Stefan Mücke e pelo inglês Darren Turner conquistou, neste sábado, a pole da categoria GTE Pro das 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra, na abertura do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). A corrida acontece no domingo, com largada prevista às 8h (de Brasília).

Em segundo larga o outro carro da equipe da Aston Martin, composta pelo português Pedro Lamy, pelo francês Fred Makowiecki e pelo canadense Paul dalla Lana, à frente das Ferrari F458 e das Porsche 911 RSR.

O piloto brasileiro comentou sobre as dificuldades da pista durante a tomada de tempo, por conta da chuva no dia anterior.

"Foi uma classificação difícil, porque o asfalto estava praticamente seco, mas em alguns trechos e nas zebras ainda estava molhado", disse.

Com o clima melhor em relação à sexta-feira, os carros da GTE foram os primeiros a fazer o classificatório de 20 minutos, em que um sistema determina o resultado a partir da média das duas melhores voltas de dois pilotos por carro.

Pouco depois, porém, no início da classificação das categorias LMP1 e LMP2, a temperatura caiu 10 graus e a chuva voltou brevemente, o que ajudou a embaralhar o grid.

O mais veloz do dia na categoria LMP1 foi o Toyota TS030-Hybrid LMP1 do austríaco Alexander Wurz e do francês Nicolas Lapierre. Na divisão LMP2, o brasileiro Antonio Pizzonia fez o melhor tempo, junto de seus companheiros ingleses Tor Graves e James Walker, com a equipe Delta-ADR, da Nissan.

Mas os resultados finais só foram confirmados mais de uma hora depois do encerramento do treino classificatório, em virtude de uma falha no sistema de cronometragem. A equipe de Bruno ainda estuda a ordem de qual piloto vai à pista.

"Como eles têm mais experiência com o carro e andaram mais nos treinos, a tendência é que eu seja o segundo a pilotar", afirmou Bruno, que disputou em Sebring (EUA), em março, sua primeira corrida de Endurance, em uma prova que não fez parte do calendário do Mundial promovido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

O Mundial de Endurance (WEC) é formado por corridas de resistência --de longa duração--, com carros protótipos (construídos especificamente para a disputa), que correm pela categoria LMP1 e LMP2 (Le Mans Pro 1 e 2), e pela GTE (Gran Turismo Endurance), que é a de carros de turismo (modelos de rua) adaptados.


Endereço da página:

Links no texto: