Folha de S. Paulo


Champions vê confronto inédito entre Espanha e Alemanha na semifinal

A classificação de Real Madrid, Barcelona, Borussia Dortmund e Bayern de Munique é um fato inédito para a Copa dos Campeões. Desde que o torneio foi criado, em 1955, pela primeira vez, as semifinais terão duas equipes de dois países diferentes lutando por uma vaga na final.

Já aconteceu em cinco ocasiões de clubes de apenas dois países terem assegurado vaga nas semifinais, mas, em todas elas, três dos times tinham a mesma nacionalidade.

Quem mais obteve a proeza de levar três times às semifinais foi a Inglaterra: três ocasiões (nas temporadas 2006-07, 2007-08 e 2008-09). Porém, somente em uma delas um clube inglês levou o troféu: o Manchester United, em 2007-08, quando eliminou o Barça na semifinal e venceu o Chelsea na decisão, nos pênaltis.

Nos anos de 2007-08 e 2008-09, o caneco ficou com Milan e Barcelona, respectivamente. O time italiano derrotou o Liverpool, enquanto o espanhol bateu o Manchester United.

A primeira vez que um país colocou três clubes nos quatro lugares nas semifinais foi na temporada 1999-2000. Os espanhóis Barcelona, Valencia e Real Madrid garantiram vaga entre os quatro melhores da competição. O intruso era o Bayern de Munique. Na ocasião, o Real despachou os alemães e derrotou o Valencia na decisão.

Na edição de 2002-03, a Itália também levou três: Internazionale, Milan e Juventus. O Real completava o chaveamento. À época, o Milan venceu o clássico contra a Inter e derrotou a Juventus nos pênaltis, na decisão.

Foi somente na temporada 1999-2000 que a Uefa aumentou a competição para 32 equipes e, consequentemente, alargou o número de vagas por país. À época, foi permitido ao terceiro colocado das principais ligas europeias disputar uma repescagem, enquanto o campeão e o vice já tinham a vaga garantida. Na temporada 2002-2003, a o número de equipes automaticamente classificadas ao torneio saltou de dois para três e a Uefa ainda concedia ao quarto colocado dos melhores campeonatos a chance de disputar a repescagem. Por isso, era tão difícil que cada país colocasse mais de um time na semifinal.

Neste ano, os confrontos serão conhecidos por sorteio na próxima sexta-feira. Os jogos serão nos dias 23 e 24 de abril (ida) e 30 de abril e 1 de maio.


Endereço da página:

Links no texto: