Folha de S. Paulo


Messi joga só 30 minutos e classifica Barça à semifinal

O argentino Messi, poupado devido a uma lesão muscular, entrou aos 17 min do segundo tempo e começou a jogada que culminou no gol de empate por 1 a 1 contra o PSG, nesta quarta-feira, no Camp Nou. Assim, o time espanhol avançou para a semifinal da Champions.

Na ida, em Paris, as duas equipes empataram por 2 a 2. O Barça se classificou por ter um feito um gol a mais fora de casa.

Pastore abriu o placar para o PSG aos 4min da segunda etapa. Pedro, aos 26min, igualou o marcador.

Com este resultado, o time catalão avançou a sua sexta semifinal consecutiva na competição. Desde 2008, o Barcelona não sabe o que é ser eliminado nas quartas de final do torneio europeu.

Agora, na próxima fase, o Barça pode enfrentar o rival local Real Madrid ou os alemães Borussia Dortmund e Bayern de Munique. O sorteio que define os confrontos acontecerá na próxima sexta-feira, dia 12 de abril.

O JOGO

O técnico Tito Vilanova tinha mais problemas além da ausência de Messi. Na zaga, Mascherano, lesionado e suspenso, cedeu sua vaga ao brasileiro Adriano.

Além do lateral improvisado na zaga, Daniel Alves foi outro atleta nascido no Brasil escalado no Barcelona.

Na equipe francesa, o treinador italiano Carlo Ancelotti só teve o desfalque do volante Matuidi, suspenso pelo segundo cartão amarelo recebido na ida. Verratti o substituiu.

Outra alteração promovida pelo comandante foi a entrada de Thiago Motta na vaga do inglês David Beckham, que ficou no banco. Assim, o meio de campo do PSG ficou mais marcador.

Apesar da necessidade de pelo menos um gol, os visitantes não foram para cima do rival catalão. A primeira chance, inclusive, foi do próprio Barcelona em uma cobrança de falta de Xaxi. A bola saiu com perigo pela linha de fundo.

Lavezzi respondeu com dois lances agudos. No primeiro, ele chutou e Valdés fez uma defesa em dois tempos. Depois, na jogada mais perigosa, o argentino recebeu de Ibrahimovic e deu um toque sutil na saída do goleiro adversário, que fez a intervenção com os pés.

O brasileiro Lucas teve a companhia dos compatriotas Alex, Thiago Silva e Maxwell no PSG. O ex-são-paulino arriscou em duas oportunidades da entrada da área, mas não conseguiu balançar as redes do Barça.

Na chegada mais aguda, Ibrahimovic cruzou na área e Lucas cabeceou com estilo. Valdés, inspirado, espalmou para escanteio.

Até o fim do primeiro tempo, o time parisiense apostou na velocidade de Lucas e Lavezzi, além da força de Ibrahimovic. Apático, o Barcelona voltou a ameaçar o gol de Sirigu apenas no final da etapa.

Na volta do intervalo, logo aos 4min, o temor dos mandantes virou realidade. Ibrahimovic, o melhor assistente da Champions, deixou Pastore livre. O argentino invadiu a área e bateu na saída de Valdés. PSG 1 a 0.

Depois do gol sofrido, Messi começou a aquecer com maior intensidade do lado de fora, porém só entrou aos 17min no lugar de Fábregas. Por lesão, Adriano também deixou o confronto e Bartra foi o escolhido por Vilanova.

Com a presença do astro argentino, o Barcelona cresceu no duelo e passou a pressionar o adversário. No entanto, pecava nas finalizações.

Até que aos 26min, Messi começou o lance com uma enfiada para Villa na área. O espanhol fez o pivô e serviu Pedro, que encheu o pé para empatar a partida.

Apesar de ter iniciado o lance do tento barcelonista, Messi, claramente, não apresentava condições para atuar. O camisa 10 apenas caminhava pelo gramado do Camp Nou.

Ancelotti sabia que só a vitória o interessava e, por isso, colocou o PSG no ataque. Beckham e Gameiro entraram nos lugares de Verratti e Lavezzi. Vilanova, ao contrário, fechou o Barça com a entrada de Song no lugar de Villa. Assim, o Barcelona conseguiu segurar a pressão francesa e assegurou a vaga para semifinal.


Endereço da página:

Links no texto: