Folha de S. Paulo


Teste físico para árbitros define nome brasileiro para a Copa

Número três em uma lista inicial elaborada pela Fifa, o árbitro mineiro Sandro Meira Ricci, 38, foi o escolhido para ser o representante brasileiro na Copa das Confederações-2013 e na Copa-2014. A confirmação acontecerá após seminários organizados pela entidade, em abril.

Ricci trabalha atualmente para a federação pernambucana e está entre os 52 árbitros pré-selecionados pela Fifa. Como é praxe ter um representante do país-sede, Ricci só ficará fora por lesão ou se apresentar problemas físicos até o Mundial do ano que vem. Na Copa das Confederações são usados cerca de dez árbitros, enquanto na Copa do Mundo entre 25 e 30.

Almeida Rocha -13.nov.2010/Folhapress
Sandro Meira Ricci comanda partida entre Corinthians e Cruzeiro
Sandro Meira Ricci comanda partida entre Corinthians e Cruzeiro

Número 1 até setembro do ano passado, Wilson Luiz Seneme, 42, de São Paulo, foi reprovado em testes físicos, o mesmo problema que barrou o gaúcho Luiz Pedro Vuaden, 37, a segunda opção.

No caso de Seneme, foram duas reprovações: primeiro em setembro de 2012, em Zurique (Suíça), na sede da Fifa, e depois em dezembro, em Assunção, no Paraguai. Nesta última, Vuaden e Ricci também participaram e somente o último conseguiu cumprir as exigências da Fifa.

"Ele [Seneme] está com problema de joelho, e o teste da Fifa é muito, muito rigoroso", disse Marcos Marinho, o chefe da arbitragem paulista.

O teste consiste em seis tiros de 40 m (completados em no máximo 6s2) e outra prova de 20 séries de 150 m (30s), com mais 50 m de recuperação em caminhada (35s).

Ricci já trabalhou no DF e processou o atacante Neymar depois de o santista ter feito insinuações em uma rede social de que o árbitro teria prejudicado o Santos em uma partida, em agosto de 2010. Neymar foi condenado pela Justiça a pagar R$ 15 mil.


Endereço da página:

Links no texto: