Folha de S. Paulo


Com dois gols de Balotelli, Itália vence e se isola na liderança do Grupo B

A Itália venceu a seleção de Malta nesta terça-feira por 2 a 0, em partida válida pelo Grupo B das eliminatórias da Europa para a Copa de 2014.

No estádio Ta'Qali National, em Malta, os italianos fizeram o placar no primeiro tempo com dois gols de Balotelli.

Sem grande atuação, a equipe de Cesare Prandelli não pressionou o adversário e atuou com tranquilidade, anotando os gols e criando poucas oportunidades. Mesmo com o placar favorável, a Itália não apresentou o futebol visto diante do Brasil, no empate por 2 a 2, em amistoso na última quinta-feira.

A seleção de Malta jogou fechada, fez forte marcação e teve até uma cobrança de pênalti desperdiçada por Mifsud, que cobrou nas mãos de Buffon.

Com o resultado, a Itália chega a 13 pontos e se isola na liderança do Grupo B. Em segundo lugar está a Bulgária, que empatou com a Dinamarca por 1 a 1, com 10 pontos. A República Tcheca, que venceu a Armênia por 3 a 0, vem em terceiro lugar com oito pontos.

A Dinamarca ocupa a quarta posição com seis pontos, seguida pela Armênia, com três pontos. Malta segue na lanterna sem ter marcado nenhum ponto nas eliminatórias.

Somente os primeiros colocados de cada um dos nove grupos se classificam para a Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados disputarão as quatro vagas restantes em mata-matas

O JOGO

A Itália não fez um bom primeiro tempo. Balotelli abriu o placar aos 7min, em cobrança de pênalti, após falta dentro da área de Dimech em El Shaarawy.

O atacante do Milan cobrou no canto esquerdo do goleiro, sem chances de defesa para Haber.

A equipe de Malta, lanterna do Grupo B, teve a oportunidade de marcar seu segundo gol nas eliminatórias também em penalidade máxima. Aos 14min, Schembri partiu pela esquerda da grande área italiana e Buffon saiu do gol cometendo a penalidade máxima.

O capitão Mifsud cobrou mal e Buffon conseguiu jogar a bola para longe.

Aos 19min, Malta teve outra chance na partida. Mifsud fez boa jogada, passou por dois marcadores e italianos e bateu para o gol. A bola explodiu no travessão.

Durante o primeiro tempo, a Itália criou pouco e teve dificuldades para passar pela marcação de Malta que esteve bem postada. O meio campo estava congestionado, na tentativa do time da casa de parar a líder do Grupo B.

Aos 44min, De Sciglio passou pela marcação de Caruana na esquerda, entrou na área e tocou para Balotelli, que colocou a bola no fundo das redes.

Na segunda etapa, o cenário do jogo não foi muito diferente.

Com mais posse de bola, os visitantes criaram algumas --poucas-- jogadas e não mexeram mais no marcador.

Nos primeiros minutos, Malta teve oportunidades de diminuir o placar, mas a defesa italiana esteve bem postada. Depois, com o decorrer da etapa final, o time da casa cansou e focou somente no sistema defensivo que impediu que a Itália tivesse facilidade nos seus ataques.

Apesar da vitória, não foi uma boa exibição da seleção de Cesare Prandelli, que demonstrou cansaço em certos momentos.


Endereço da página:

Links no texto: