Folha de S. Paulo


Sem Cristiano Ronaldo, Portugal sofre, mas vence nas eliminatórias

Sem Cristiano Ronaldo, suspenso, Portugal suou para vencer o Azerbaijão por 2 a 0, nesta terça-feira, em Baku, pelo Grupo F das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Apesar da vitória, a seleção portuguesa fez uma má partida e teve dificuldades para furar a defesa rival. Tanto que os dois gols saíram apenas no segundo tempo. Ambos de cabeça. Bruno Alves, aos 17min, e Hugo Almeida, que entrou na etapa final, aos 33min, anotaram para a equipe visitante.

Com o triunfo, Portugal vai a 11 pontos e continua na briga com Israel, que bateu a Irlanda do Norte por 2 a 0. A Rússia lidera a chave com 12 pontos, mas dois jogos a menos.

Já o Azerbaijão permanece em penúltimo lugar, com três pontos e nenhuma vitória na competição.

Apenas os primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para a Copa. Os oito melhores segundos colocados, de um total de nove chaves, disputam as quatro vagas restantes em mata-matas.

Portugal quebra, assim, uma sequencia de três partidas sem vencer pelas eliminatórias. Além do empate ante Israel por 3 a 3 na última sexta-feira, a equipe portuguesa havia empatado por 1 a 1 com a Irlanda do Norte, em casa, em outubro, além de ter perdido para a Rússia, fora de seu país, por 1 a 0.

Na próxima rodada, Portugal recebe os russos no dia 7 de junho. Na mesma data, Azerbaijão joga em casa contra Luxemburgo.

O JOGO

Precisando da vitória para continuar na briga por ao menos uma vaga na repescagem das eliminatórias para o Mundial no Brasil, a seleção portuguesa atacou a equipe da casa desde o início, mas esbarrou em um forte bloqueio defensivo armado pelo treinador alemão Berti Vogts. Mesmo jogando em seu país, a seleção da casa buscou ocasionalmente explorar os contra-ataques.

A verdade é que Cristiano Ronaldo fez falta, principalmente pelos seus fortes chutes de longa distância e pelos seus dribles para abrir a defesa adversária.

Vieirinha, seu substituto, foi o responsável pelas principais jogadas de sua equipe, pelo lado direito do campo. O meia-atacante efetuou diversos cruzamentos para Hélder Postiga, que desperdiçou diversas oportunidades. Quando conseguiu finalizar, o goleiro Kamran Agayev evitou o gol.

Já Danny Gomes e Raul Meireles apareceram pouco na criação e impossibilitaram um maior poderio ofensivo dos visitantes.

Mesmo com o domínio português, as melhores jogadas da seleção de Paulo Bento foram em cobranças de falta. Aos 29min, Miguel Veloso cobrou falta frontal à área azerbaijana e mandou rente à trave esquerda de Agayev. Dez minutos depois, Bruno Alves cobrou falta da esquerda e a bola explodiu no poste.

A vida de Portugal ficou mais fácil aos 9min do segundo tempo, após Rauf Aliyev ter sido expulso por dois cartões amarelos, tomados após subir com o braço erguido no rosto de seus adversários.

Cinco minutos depois, Paulo Bento colocou Hugo Almeida, que foi decisivo na última partida, contra Israel, aumentando a força ofensiva de sua equipe.

E aos 17min, finalmente a barreira Agayev foi vencida. João Moutinho cobrou escanteio pela direita, Bruno Alves subiu livre e cabeceou forte no ângulo esquerdo do goleiro, que ainda tocou na bola, mas ela morreu dentro da sua rede.

Após o gol, os portugueses preferiram tocar a bola no campo de ataque, esperando o melhor momento para agredir o rival. O Azerbaijão, por sua vez, não conseguiu criar oportunidades de gol e tornou-se presa ainda mais fácil.

E com tranquilidade, o time português conseguiu o segundo tento. Aos 33min, Fábio Coentrão foi à linha de fundo e cruzou. Hugo Almeida subiu livre e cabeceou para o gol, mantendo Portugal com chances reais de classificar para a Copa do Mundo no Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: