Folha de S. Paulo


Brasília conclui cobertura de estádio da Copa-2014

A montagem da cobertura do estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), foi concluída nesta terça-feira. A cobertura protege todos os cerca de 71 mil assentos do estádio.

Realizada esta etapa, as atenções se voltam para a instalação das cadeiras. Das 71 mil, até agora somente cinco mil foram instaladas.

O acabamento de vestiários e camarotes, além da instalação do sistema de iluminação e som e preparação do campo para receber o gramado, estão em andamento em frentes de trabalho simultâneas.

O estádio está com 94% de conclusão e deve ficar pronto no dia 21 de abril.

"É um grande desafio construir o estádio. Com a finalização da membrana da cobertura, temos a visão de que as etapas estão sendo concluídas. Isso é extremamente empolgante", disse o secretário Extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro.

A montagem da cobertura levou pouco mais de um mês para ficar pronta. A membrana é autolimpante e foi fabricada para capturar a sujeira equivalente à de mil carros por dia. Em contato com a luz do sul, as moléculas da membrana dissolvem a sujeira, que depois é levada pela água da chuva.

A tecnologia é japonesa e, mesmo com a seca que costuma castigar a cidade durante o inverno, o governo do Distrito Federal garante que a sujeira acumulada no período é retirada após as primeiras chuvas.

Brasília vai sediar o jogo de abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, entre Brasil e Japão. Na Copa do Mundo, sediará seis jogos, inclusive um de quartas de final. O custo do estádio é de R$ 1,015 bilhão.


Endereço da página:

Links no texto: