Folha de S. Paulo


Com gol aos 50min, Coreia do Sul bate o Qatar em casa

A Coreia do Sul jogou diante de sua torcida na capital Seul e, com um gol aos 50min do segundo tempo, venceu o Qatar por 2 a 1, nesta terça-feira, pelas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2014.

Lee Keunho abriu o placar para os anfitriões aos 15min da segunda etapa. Três minutos depois, Khalfan empatou o confronto. Porém, já nos acréscimos, o atacante Heung Min, que entrou no decorrer da partida, desempatou após um rebote na pequena área.

A Coreia do Sul está na segunda posição do Grupo A das eliminatórias, com 10 pontos. Uzbequistão, que venceu a Líbano nesta terça, por 1 a 0, lidera a chave com 11, mas com um jogo a mais em relação aos sul-coreanos.

Lee Jae-Won/Reuters
Soria (esq.), do Qatar, disputa bola com Jung In-whan, da Coreia do Sul, em jogo válido pelas eliminatórias da Copa
Soria (esq.), do Qatar, disputa bola com Jung In-whan, da Coreia do Sul, em jogo válido pelas eliminatórias da Copa

O Qatar estacionou nos sete pontos (na quarta posição) e vê sua situação complicada na chave, já que disputou seis partidas contra cinco dos sul-coreanos. Apenas os dois primeiros classificados avançam diretamente para a fase final do Mundial.

Os terceiros dos dois grupos se enfrentam em uma repescagem em setembro. O vencedor deste mata-mata duela com o quinto colocado da América do Sul em novembro por uma vaga na Copa. Agora, Coreia e Qatar só voltam a campo pelas eliminatórias no mês de junho.

O JOGO

As duas seleções entraram em campo com a mesma pontuação, mas posturas completamente diferentes. Enquanto a Coreia do Sul buscou o gol durante todo o primeiro tempo, o Qatar pensava apenas em se defender.

O goleiro sul-coreano Jung foi um mero espectador da partida na etapa inicial. O rival Qasem Burhan não chegou a trabalhar exaustivamente, porém aparecia com muito mais frequência.

Armada no 4-4-2 e conduzida pelo meia Lee Chung Yong, a Coreia colocou os seus dez atletas de linha no campo do Qatar em determinado momento do primeiro período.

O problema é que a seleção anfitriã abusou dos lançamentos longos e cruzamentos. O alvo era sempre o centroavante Kim Shinwook, anulado pelo sistema defensivo dos visitantes. Para não dizer que não houve emoções no primeiro tempo, a seleção do Qatar levou dois sustos.

O primeiro foi o choque do atacante Lee Keunho com Burham em uma disputa de bola na área. O sul-coreano, involuntariamente, acertou o joelho na cabeça do goleiro.

Por alguns minutos, o atleta do Qatar ficou desacordado no gramado. Após receber o atendimento médico, ele se recuperou e permaneceu na partida. O segundo susto aconteceu no fim da etapa inicial, aos 42min, quando Kim Shinwook girou na área e bateu com força. A defesa afastou para escanteio.

Ciente da importância do êxito, o técnico sul-coreano Kang-Hee não esperou muito para mexer em sua seleção no segundo tempo. Logo aos 8min, trocou Ji Dongwon por Dong Gook.

Aos 15min, depois de tantos cruzamentos na área do Qatar, a Coreia chegou ao gol com uma cabeçada de Lee Keunho. O atacante finalizou com liberdade na área adversária e nem precisou pular para cabecear e encobrir Burham.

Mas três minutos depois, em seu primeiro ataque no jogo, a seleção visitante conseguiu o empate. Khalfan recebeu na intermediária, carregou e emendou um arremate de pé direito no canto de Jung.

A Coreia buscou o gol da vitória até o fim da partida. Kang-Hee ainda tirou o autor do gol, Lee Keunho, para a entrada de Heung Min. Em duas oportunidades, jogadores de ambas as seleções se estranharam e discutiram de forma ríspida no final do confronto. E, já nos acréscimos, o próprio Heung Min definiu o êxito sul-coreano.


Endereço da página:

Links no texto: